Deve haver é correto?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.

O verbo haver é usado maioritariamente como verbo impessoal, sem sujeito, com significado de existir. Assim, deverá ser conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular: há crianças.

Acompanhando um verbo no infinitivo, é verbo principal com o significado de “ser possível”.

Quando o verbo haver tem o sentido de existir e está acompanhado por um verbo auxiliar, os dois verbos devem ficar no singular. Exemplos: Deve haver uma saída. Deve haver soluções para esse caso.

Como se escreve: nada haver ou nada a ver? A forma correta de se escrever a expressão é nada a ver. Ela indica que algo não está relacionado, não corresponde ou não diz respeito a outra coisa. Geralmente, é precedida de uma expressão de negação, como “não ter” nada a ver.

Bem simples e vital: o “ter” só deve representar POSSE; já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER.

Existe “Deve haver“. Eu explico: haver é um verbo sem sujeito aqui, porque o sentido que a aluna queria dar é de existir. Ora, se a aluna escreve “Deve-se” ela está indicando que existe sim um sujeito! Isso porque o “se” que ela colocou ali indica “sujeito indeterminado”.

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra. – A alimentação que fazemos tem tudo a ver com a saúde que temos.

Como sinônimo dos verbos “ocorrer” e “existir”, portanto, o verbo “haver” permanece invariável. Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural. Ele pode, por exemplo, desempenhar a função de verbo auxiliar (que indica pessoa, tempo e modo verbal; sinônimo de “ter” nos tempos compostos).

3) O verbo haver será impessoal, ou seja, sem sujeito, quando possuir os sentidos de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”, “realizar”, ou quando indicar tempo decorrido. Nesse caso, deverá ser sempre conjugado na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Havia muitas pessoas no parque.

Deverá haver mudanças. Não se pode, no entanto, dizer que o verbo “haver” nunca vai para o plural, pois isso não é verdade. Ele pode, por exemplo, ser um verbo auxiliar (sinônimo de “ter” nos tempos compostos), situação em que pode ir para o plural.

Mas atente-se a um detalhe, de extrema importância: em se tratando da linguagem escrita, prefira sempre utilizar o verbo haver no lugar do verbo ter.

Frase correta: Devia haver mais iniciativas como esta!

Se você acha que o certo é "estão havendo", cuidado! Note que o verbo principal da locução verbal é o verbo impessoal "haver" (com sentido de existir/ocorrer). Quando isso acontece, o verbo auxiliar fica obrigatoriamente na 3ª pessoa do singular. Por isso, "está havendo" é a única forma correta na frase!

1. Vamos ver. Expressão usada para concluir uma conversa com assunto acerca de algo que está para acontecer.

Dessa forma, o verbo ter, quando no sentido de existir, é impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular. Quando estiver auxiliando o verbo haver, ele também seguirá a mesma regra. Veja: Tinha havido várias reuniões até o momento.

Trata-se aqui de concordância verbal: pode ou podem ter pancadas de chuva? No contexto da frase, o verbo TER foi empregado com o sentido de HAVER impessoal (Ainda pode haver algumas pancadas de chuva), tornando-se, por isso, também impessoal, ou seja, um verbo sem sujeito.

"Sabemos que o verbo haver empregado no sentido de existir é impessoal. Logo não flexiona. Entretanto, é comum verificar em textos de lei ou documentos jurídicos o vocábulo 'houverem'.

Apesar de ser pouco usada, a expressão ter a haver pode ser utilizada para indicar o ato de ter quantias monetárias para serem recebidas. Assim, significa o ato de ter a receber ou a reaver determinado valor.

Neste caso, o sentido é de ter algo a receber. Já a expressão “a ver” é usado para dizer se uma coisa tem relação com a outra – ou mesmo afinidade. Por exemplo: o salário era bom, mas a vaga não tinha nada a ver comigo”.

Continuar lendo Vai haver ou vai haver?