Quanto mais a mãe come mais o bebê engorda?

Perguntado por: lguimaraes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

1O bebê começa a ganhar mais peso a partir da 20ª semana de gestação. 2O peso da mulher durante e até mesmo antes da gestação influência diretamente no peso do bebê. 3Comer muito faz com que o bebê ganhe peso, porém é preciso manter uma alimentação saudável. 4“Comer por dois” durante a gravidez é um mito.

É claro que a genética tem papel fundamental, mas as condições maternas, como nutrição, estado da placenta, doenças, como diabetes e hipertensão, uso de drogas ou tabagismo durante a gestação, entre outros, também exercem influência nas medidas do bebê.

A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero. Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento.

Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.

É normal ganhar um quilo por mês.
No entanto, para estabelecer uma média, o mais comum é o ganho de 1 a 2 quilos por mês durante o primeiro trimestre. Após esse período, fica em torno de 500 gramas por semana.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

De forma simples, a resposta à essa pergunta é não.
Você não precisa ter uma dieta perfeita para produzir um leite de qualidade para seu bebê. De fato, pesquisas mostram que a qualidade da alimentação da mãe tem pouca influência no leite materno.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

1. Leite materno. Nos primeiros seis meses de vida, o ideal é que a alimentação do bebê seja feita exclusivamente de leite materno. Além de proporcionar perda de calorias para a mamãe, também garante o ganho de peso para o bebê.

No entanto, nem todas as crianças deixam de ganhar peso devido ao fato de vomitar com maior frequência. Muitas são até “gordinhas” mesmo vomitando bastante. Na verdade, o vômito é um reflexo da criança colocar o alimento para fora e, normalmente, quando vomita mais, tem fome e mama mais (volume ou mais vezes).

Leite Materno, fórmulas e comidas
“Hoje, não podemos dizer que as crianças que mamam no peito engordam mais do que as que tomam fórmulas. Mas é preciso saber se elas tomam no volume adequado”, afirma Fisberg. Apesar disso, todos os fatores devem ser analisados pelo pediatra, pois cada um reage de uma maneira diferente.

Roseli explica que todo alimento ingerido pela mãe chega ao bebê: - As escolhas são muito importantes e a responsabilidade pela saúde dos dois é da mulher, que precisa fazer o melhor para gerar uma criança saudável.

Na gravidez, são utilizados gráficos e tabelas (curva de Gauss) para aferir se o bebé está a ganhar peso como previsto para a idade gestacional o que permite ao médico tomar as medidas necessárias para controlar a situação e assegurar a saúde da mãe e o desenvolvimento e nascimento saudáveis do bebé.

Recém-Nascido: 48 centímetros e 3,2 quilos. 1 mês: 52 centímetros e 4 quilos. 2 meses: 56 centímetros e 4,7 quilos. 3 meses: 59 centímetros e 5,5 quilos.

Como posso saber se a mama está vazia? Quando a mama esvazia fica mole, muito diferente do início da mamada, quando está cheia de leite e dura. Desta forma, vai conseguir sentir diferenças no peso e na forma da mama, e perceber se o seu bebé esvaziou ou não a mama.

"O teor de gordura depende do quanto a mama está cheia ou drenada", explica o Professor Hartmann. "A gordura aumenta ao longo da mamada, até cerca de 30 minutos depois, e diminui à medida que a mama volta a encher.

Até a chegada do grande dia, seu bebê continuará a ganhar peso: em torno de 220 gramas por semana. Tem cerca de 47 centímetros e pesa aproximadamente 2,7 quilos.

Nesse estágio, o tamanho do bebê é de cerca de 48 centímetros medidos da cabeça aos pés e cerca de 33.8 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma abóbora d'água. O peso do bebê nessa semana é cerca de 2.9 Kg.

A desnutrição durante a gravidez pode atrapalhar o desenvolvimento dos órgãos do feto, incluindo o cérebro e isso pode resultar em sequelas para o resto da vida da criança, comprometendo o Q.I. e causando dificuldades no aprendizado. A deficiência alimentar também pode aumentar o risco de parto prematuro.

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);