Quanto mais o bebê mama mais a mãe emagrece?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Amamentar realmente ajuda a mulher a perder os quilinhos acumulados durante a gestação? Por que? Marlene Assumpção: Sim. Estudos científicos demonstram que o organismo da mulher gasta muita energia para produzir o leite humano, e é isto que faz com que ela perca peso durante o período da amamentação.

Durante o aleitamento, o corpo da mulher se torna uma máquina e gasta, em média, 300 a 500 calorias por dia.

Com demanda aumentada de água no organismo é possível sentir mais fome e sede e, por isso, a mulher que está amamentando pode ficar mais desidratada que o normal. “É importante que a mulher que está amamentando beba ainda mais água.

A conclusão sugere que o período crítico para as mulheres perderem pelo menos uma parte do peso extra ganho durante a gravidez se estende de três a 12 meses depois do parto. Os pesquisadaores canadenses acompanharam o emagrecimento depois do parto de um grupo de cerca de 300 mulheres saudáveis.

Isso acontece porque o corpo queima muita energia ao produzir o leite materno. Ainda assim, se a mamãe quiser emagrecer de verdade, deve controlar a sua alimentação e amamentar o bebê exclusivamente de leite materno durante os seis primeiros meses.

A mulher que amamenta seu bebê exclusivamente no peito pode perder até 500 gramas por mês, voltando rapidamente ao corpo que tinha antes de engravidar.

Para emagrecer no pós-parto, é fundamental evitar as calorias, mas não necessariamente fazer algum tipo de dieta. Uma reeducação alimentar é suficiente. Alguns exemplos de calorias que interferem na perda de peso e podem ser evitadas no dia a dia: pizza, sorvete, refrigerante, manteiga e sucos industrializados.

"Quem amamenta pode tomar algum tipo de remédio para emagrecer?" Nenhum medicamento para emagrecer é recomendado para quem amamenta, uma vez que isso pode reduzir a produção de leite e prejudicar o aleitamento materno.

Recomendação: Não existe nenhum efeito colateral com o consumo do produto Slim Top 100 Peso, e qualquer pessoa pode tomar e aproveitar seus benefícios. Porém, O uso do Slim Top 100 Peso não é recomentado para gestantes, lactantes além de pessoas alérgicas a peixes e crustáceos.

Perder o peso ganho na gestação depende de alguns fatores. Se a mamãe está amamentando, a alimentação e até o estresse das noites sem dormir podem interferir nessa redução de peso. Não é impossível e deve acontecer de forma natural e sem pressa.

Além de consumir alimentos ricos em fibras, a dieta pós-parto também deve ter vitaminas, ferro e minerais. “O segredo é evitar industrializados, ultraprocessados, açúcar, gorduras ruins e calorias vazias. Encha o prato de alimentos naturais e nutritivos, depois fracione as refeições adequadamente”, aconselha Berkowitz.

Alimentos ricos em cálcio
O principal benefício que podemos ter com a ingestão diária adequada de cálcio é o fortalecimento dos dentes e ossos do bebê e da mãe. Os principais alimentos que são ricos em cálcio são os leites, iogurte, sardinha, queijos, aveia, gergelim e brócolis.

1 – A mãe que amamenta não pode beber e/ou comer enquanto o bebé mama. FALSO. O único cuidado a ter é com a possibilidade de se entornar algum líquido ou alimento. É a única explicação plausível para a origem deste mito.

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.