Quanto que é uma lauda?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Qual é a medida de uma lauda? Dependendo da natureza e da complexidade do texto, a medida de uma lauda varia. Na tradução/versão literária, o Sindicato Nacional dos Tradutores (Sintra) define que uma lauda possui 30 linhas com até 70 caracteres cada uma, o equivalente a 2.100 caracteres, incluindo os espaços.

Ela é definida como uma página de texto, com aproximadamente 2.100 caracteres, incluindo espaços. Com essa definição em mente, podemos afirmar que 2 laudas correspondem a 2 páginas de texto, considerando a formatação padrão de fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens de 2,5 cm.

Deste modo, um lauda pode ser definida de diferentes maneiras, mas, geralmente, constitui um texto com 30 linhas e cerca de 1200 a 2000 caracteres (incluindo espaços) ou 250 a 350 palavras. Portanto, podemos dizer que a lauda é uma medida que quantifica o texto de uma página.

Um exemplo: um texto literário com 21.000 caracteres (incluindo os espaços) dividido por 2.100 (tamanho da lauda literária) corresponde a 10 laudas.

“Projeto Educacional: texto sem anexos, usando no máximo 15 (quinze) laudas (1400 caracteres com espaço por lauda), no tamanho A4...” • “Projeto gráfico: texto sem anexos, usando no máximo 7 (sete) laudas (1400 caracteres com espaço por lauda)...”

No jornalismo, uma lauda possui em média entre 20 e 25 linhas, sendo que cada linha é composta por aproximadamente 70 caracteres/toques. Isso daria em torno de 1.200 a 1.750 caracteres por lauda. Essas configurações são muito importantes para a produção de reportagens, redação, diagramação e edição de textos.

A lauda é uma página padronizada segundo uma determinada medida de quantificação de texto. Embora existam diferentes medidas de lauda (1200 caracteres, 2100 caracteres, 1700 caracteres,…) todas definem a contagem de linhas e de toques, ou seja, de caracteres e de espaços em branco.

A lauda é uma medida padronizadora que tem como base a quantidade de texto de um documento, seja por meio da contagem de palavras, linhas ou toques (incluindo espaços em branco e demais caracteres alfanuméricos).

Lauda é o nome dado para um dos lados de uma folha de papel, seja de um caderno, livro ou outro tipo de texto que segue uma padronização. A lauda é o conjunto de configurações que garantem o padrão de paginação, como número de caracteres, fonte da letra, tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, etc.

Como é feito o cálculo da quantidade de laudas de um texto

  1. abra o seu texto e vá até a opção “contar palavras”;
  2. verifique quantos caracteres com espaço o seu texto tem;
  3. divida esse número (de total de caracteres com espaço) pelo tamanho da lauda utilizada pelo profissional que vai realizar o trabalho.

Mas, antes disso, você sabe o que é essa lauda? Trata-se nada mais do que uma publicação oficial que comprova que o aluno concluiu seu ensino por meio da autenticação do histórico escolar. O objetivo é evitar fraudes nesses documentos.

O artigo científico deverá conter entre 15 e 18 laudas, considerando-se o número que constar no canto superior direito da última lauda do trabalho.

As mais utilizadas são as de 1000 caracteres sem espaços brancos por página (critério adotado pela Junta Comercial do Estado de São Paulo), a lauda de 1250 com espaços (ambas correspondem a mais ou menos 200 palavras em português por lauda), as de 1400 (adotada pelo Sindicato de Jornalistas de São Paulo), 1500, 1800 e, ...

3000 caracteres

Hoje, conforme as medidas sugeridas pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, como a ABNT NBR 14724:2011, uma página de texto pode conter mais de 3000 caracteres.

Página é uma medida informal. Em um só lado de uma folha A4 com texto justificado de fonte tamanho 12 pt, espaçamento entre as linhas de 1,5 e margens de uma polegada (e 3 cm de uma margem), como tipicamente são os trabalhos da ABNT, resulta em 20% a mais que uma lauda. Isso dá por volta de 400 palavras por página.

Geralmente, uma contagem de palavras de 1000 palavras resultará em cerca de 3 a 4 páginas ao usar uma fonte padrão de 12 pontos e espaçamento duplo. Isso equivale a cerca de 250-333 palavras por página.

Pense assim: uma página de livro tamanho normal (vamos dizer padrão da editora Rocco ou a maioria dos títulos da Record), tem 30 linhas por 70 caracteres (toques).

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma lauda para elaboração de trabalhos acadêmicos consiste em:

  1. Formato A4 (21 cm × 29,7 cm);
  2. Margem esquerda e superior: 3 cm;
  3. Margem direita e inferior: 2 cm;
  4. Espaçamento de 1,5 entre as linhas.

Formatação:

  • Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  • Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  • Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  • Citação em itálico.
  • Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
  • A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.

No TCC, há uma quantidade de laudas maior, então ele varia de 40 a 70 laudas.

Continuar lendo O que é 4 lauda?