Quanto tempo a Neoenergia cortar a luz?

Perguntado por: oviana7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A liminar fixa o prazo de dez dias para que a empresa restabeleça a energia dos consumidores que sofreram corte no fornecimento exclusivamente por falta de pagamento de débitos com mais de 90 dias. O descumprimento dessa determinação está sujeito a multa de R$ 20 mil por unidade consumidora.

90 dias

O corte de energia só pode ser efetuado em um limite máximo de 90 dias após o vencimento da conta de luz em questão. Caso o prazo para o corte de energia seja ultrapassado, a companhia elétrica não terá autorização para realizar a suspensão do fornecimento de energia.

Portanto, não há um número mínimo de faturas não pagas para que a empresa distribuidora possa cortar a energia.

De forma geral, o aviso prévio em relação ao corte de energia é feito na própria conta de luz. Por isso, é recomendado ler a conta com atenção para verificar se existe algum aviso de interrupção do fornecimento de energia.

Assim, além de proibir novas exigências da taxa de religação, o magistrado determinou multa de R$ 200 a ser paga ao consumidor que tiver sua energia cortada por falta de pagamento.

Central de Relacionamento com Clientes. A Neoenergia oferece uma central de atendimento exclusiva para seus clientes, através do número 0800 701 01 03.

O valor do serviço de religação para unidades consumidoras monofásicas, bifásicas e trifásicas é de R$ 8,18, R$ 11,27 e R$ 33,85, respectivamente. Importante: Para a realização do serviço, é necessário o livre acesso da equipe ao medidor, independentemente da forma de suspensão.

As concessionárias públicas de água, luz e telefonia são proibidas de cortar o fornecimento residencial de seus serviços por falta de pagamento no final de semana (a partir das 12h da sexta-feira até as 8h da segunda-feira), além de feriados (entre as 12h da véspera e às 8h do dia subsequente a feriado nacional, ...

O Projeto de Lei 669/19 proíbe a cobrança de taxa de religação de serviços públicos, como água e energia elétrica, e obriga o restabelecimento no prazo máximo de 12 horas, contado a partir do pedido do consumidor ou da quitação do débito.

Em até 10 segundos seu pagamento é reconhecido e o pedido é aprovado! Outra vantagem é que o PIX é válido também aos finais de semana e feriados. IMPORTANTE! Lembrando que você pode ter um limite diário para pagamentos por PIX, verifique com seu banco.

Caso a conta esteja em atraso, depois de 30 dias, a água já pode ser cortada. É o que prevê a lei 8987/95. Porém, antes do corte de água, o consumidor precisa receber um aviso com 15 dias de antecedência. Portanto, o recomendado é que a conta seja paga o quanto antes para ninguém ficar sem o abastecimento.

Se você ligar a energia que foi cortada por conta própria, é importante compreender que essa ação pode ser considerada um crime, sujeito a penalidades legais, além da imposição de multas.

Corte pode vir com apenas uma conta atrasada
Ou seja, a companhia elétrica pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto. Porém, isso não significa que, logo após o pagamento da conta ficar em atraso, a energia elétrica de uma casa será cortada.

Defensoria explica lei que proíbe corte de serviços essenciais públicos em finais de semana e feriados. Sancionada em junho de 2020, a Lei Federal nº 14.015/2020 determina que os consumidores deverão ser previamente notificados da data de desligamento de serviços públicos essenciais, como água, gás e energia elétrica.

Gestantes não poderão ter luz cortada, diz CCJR.

O Governo do Estado vetou na integralidade o autógrafo de lei que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil anterior ao feriado.

Para solicitar desligamento, o cliente deverá entrar em contato por meio do 81.3217.6990. Ao falar com o assistente virtual, serão disponibilizadas nove opções de atendimento, cada uma com o respectivo número.

Marcele Loyola explica que o lançamento de duas contas com vencimento para o mesmo mês é uma irregularidade que não pode ser realizada pela empresa concessionária de energia elétrica.

Onde solicitar? Agência virtual, WhatsApp (Clara), Aplicativo Equatorial, Central de atendimento (116) e agências de atendimento.