Quanto tempo a operadora pode bloquear o chip?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Nesse caso, a operadora deve encaminhar um comprovante da rescisão contratual ao cliente em até sete dias. Isso encerra o vínculo entre cliente e operadora e, a partir daí, o chip e o número vinculado a ele podem ser desativados.

Sim. Ao consumidor é reservado o direito de solicitar a suspensão temporária do serviço, pelo prazo de 30 (trinta) a 120 (cento e vinte) dias, uma vez ao ano, não podendo ser emitidas faturas. A OPERADORA PODE CORTAR MINHA LINHA POR FALTA DE PAGAMENTO.

A operadora pode cancelar a linha sim por falta de crédito por força da Resolução 632 da ANATEL art.

O bloqueio de chip diz respeito à interrupção dos serviços na sua linha telefônica. O celular pode continuar funcionando normalmente, mas o bloqueio do chip impede que você faça ligações, receba ou envie SMS, ou use internet fora de uma rede Wi-Fi.

Para identificar se seu chip foi bloqueado, primeiro verifique quando foi feita a última recarga. Tendo em vista este prazo, você perceberá se está dentro do limite ou não. Nas mensagens do seu celular, cheque se recebeu algum alerta da operadora solicitando recarga ou informando quando aconteceria o cancelamento.

O que posso fazer? Reativar um chip pré-pago por meio de uma recarga só funciona se o bloqueio ocorreu a menos de 30 dias. Passado esse prazo o chip é bloqueado em definitivo e o cliente deve comparecer a uma loja autorizada e verificar a possibilidade de reativar o a linha em um novo chip.

O que significa chip desativado? Quando o chip é desativado, o cliente não consegue mais acessar as funções da operadora, como fazer ou receber ligações e SMS, além de não poder utilizar a rede móvel, ficando sem internet se não estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Importante: Se após 72h da solicitação o pagamento não for confirmado, o sinal será bloqueado até a confirmação e o acesso à funcionalidade Promessa de Pagamento ficará bloqueado por 6 meses. Acesse a Minha Claro, vá para “Informar Pagamento” e siga as instruções.

Suspensão total
Após 30 dias do início da suspensão parcial, a operadora pode suspender totalmente os serviços. Com isso, o consumidor deixará de fazer ou receber chamadas.

A empresa possui um portal do consumidor para isso, um serviço simples e rápido de atendimento ao consumidor. Ainda é possível registrar a reclamação ligando para o telefone 1331 ou registrando de forma rápida pelo app “Anatel Consumidor”, disponível tanto para IOS quanto para Android.

Ligue para Central de Relacionamento: 1052 ou vá a uma de nossas lojas e fale diretamente com um atendente: Clique aqui e veja a mais próxima de você.

Portal da Anatel
O nome do portal é Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas. Esse portal vai permitir que você veja, além do status do chip, ou seja, se ele está ativo ou não, bem como vai permitir que você veja se há cadastros indevidos em seu número de CPF.

Na Anatel, você faz sua reclamação neste link. registre uma reclamação pelo site da Anatel. O procedimento é bem simples e o órgão encaminhará um requerimento para que a operadora de telefonia se manifeste, o que deve ser feito em até 5 dias úteis.

Ligue para o 1052 e informe o número de série de seu aparelho, conhecido como IMEI. Este número pode ser localizado na nota fiscal do aparelho.

O chip pode ser bloqueado por diversos motivos, seja pelo não pagamento da fatura, suspeita de fraude, ou por não haver recargas recentes se for uma linha pré-paga, por exemplo.

Claro, Oi, Vivo e TIM podem bloquear o IMEI do celular por falta de pagamento. Normalmente, o bloqueio de IMEI é feito em duas situações: caso o celular tenha sido roubado, furtado ou extraviado, ou se o aparelho é considerado pirata.

Desbloqueie um número

  1. Abra a app Telefone .
  2. Toque em Mais .
  3. Toque em Definições. Números bloqueados.
  4. Junto ao número que quer desbloquear, toque em Limpar. Desbloquear.

R$ 30,00

Basicamente, os custos para recuperar um número de celular são o de um novo chip. Esse valor depende também da operadora. Porém, é comum que seja cerca de R$ 30,00.

Desbloqueie sua linha após o pagamento da fatura em atraso, sem precisar esperar. O Informe de Pagamento pode ser feito acessando o Meu Vivo ou ligando para *8464 do seu celular Vivo. O prazo de religação é de até 1h se o informe for feito por meio do Meu Vivo, e 4h se for feito por telefone.