Quanto tempo as ligações ficam gravadas na operadora?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

CCJ decide que gravação de telemarketing deve ficar disponível por 180 dias. As empresas de telemarketing poderão ser obrigadas a manter a gravação das chamadas telefônicas a clientes pelo prazo mínimo de 180 dias.

De acordo com o Decreto 11.034/2022 – popularmente chamado de Lei do SAC – o consumidor pode solicitar gratuitamente o acesso à gravação do seu atendimento pelo prazo de, no mínimo, 90 dias. Durante esse período, o serviço de SAC das empresas é obrigado a manter a gravação da chamada telefônica.

Basta, então, ligar para o centro de atendimento telefônico da operadora ou entrar no espaço reservado ao consumidor, na página da prestadora na internet, e solicitar a cópia da gravação. Se preferir, o consumidor pode solicitar a gravação em um estabelecimento da prestadora, presencialmente.

Como mencionamos no início, os clientes têm o direito de solicitar a gravação das ligações. Eles recorrem a esse serviço geralmente quando encontram dificuldades para resolver um problema ou quando as informações repassadas pelo call center são inconsistentes.

Acessar o histórico de ligações

  1. Abra o app Telefone .
  2. Toque em Recentes .
  3. Um destes ícones ou mais vão ser mostrados ao lado de cada ligação na lista: Ligações perdidas (recebidas) Ligações atendidas (recebidas) Ligações feitas (efetuadas)

Ao entrar em contato pelo número de telefone 10315 da operadora VIVO, é informado antes de ser transferido aos atendentes que todas as conversas são gravadas e podem ser solicitadas posteriormente.

Como é possível notar, a interface teve uma leve modificação para incluir um botão que aparece assim que você recebe ou realiza uma chamada de voz. Ao tocar sobre ele ele fica vermelho, indicando que a gravação está sendo feita.

Acesse a Minha Oi com seu CPF e senha, em seguida selecione o produto que deseja atendimento do lado esquerdo. Por fim, no menu Serviços selecione a opção ''Gravações de Ligações'' e faça o download do arquivo com o áudio do seu atendimento.

Saiba como usar:

  1. No Android, deslize a tela para baixo duas vezes para acessar a lista de ferramentas. Em seguida, toque em “Gravador de tela”;
  2. Escolha entre gravar sons de mídia e o seu microfone. Toque em “Iniciar gravação” e aguarde a contagem;
  3. Com a gravação em andamento, abra o WhatsApp e faça sua chamada.

O aplicativo extra que você vai precisar para gravar as ligações via WhatsApp no Android se chama Cube ACR. Ele é completamente gratuito e pode ser baixado na Play Store. O Cube ACR não é a única opção do gênero, mas é uma das mais recomendadas.

As gravações das conversas telefônicas ficam salvas no aparelho e podem ser acessadas no aplicativo Telefone através de Configurações > Gravar chamadas > Chamadas gravadas.

Em regra, se a conversa gravada pelo indivíduo trata de diálogo em que ele próprio participa, independentemente do local ser público ou privado, não há que se falar em crime, tampouco existe a necessidade de avisar antecipadamente aos demais sobre tal gravação.

Ao entrar em contato com a Claro TV por assinatura, saiba que todas as nossas ligações são gravadas para sua segurança e que você pode solicitar a gravação ligando para o 10621.

A violação do sigilo das comunicações, sem autorização dos interlocutores, é vedada, visto que a Constituição assegura o respeito à intimidade e à vida privada das pessoas, bem como o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas e telefônicas (artigo 5º, inciso XII, da CR/88)”, frisou a relatora.

No Brasil, o SAC foi regulamentado em 2008 pelo Decreto nº 6.523, que fixou normas gerais para o serviço. Mas as relações de consumo mudaram bastante nos últimos anos, sendo impactadas pelo avanço da tecnologia e o crescimento das redes sociais.

Após configurar sua conta informando o número de telefone e o código de verificação, selecione "Restaurar" quando solicitado pelo aplicativo para poder recuperar seus dados e o histórico de chamadas. Se você não fizer isso neste momento, não irá poder fazê-lo depois.

O Claro Radar identifica as ligações perdidas enquanto o seu celular está desligado. Você recebe um SMS informando o número de telefone da chamada, o horário, data e a quantidade de tentativas da ligação.

Se quiser o detalhamento de chamada no período maior que 90 dias, ligue pra gente no número *144.