Quanto tempo demora depois que o processo volta para vara de origem?

Perguntado por: otorres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Segundo o Relatório, os processos de conhecimento (em que o juiz julga a existência do direito) nas varas estaduais demoram, em média, 2 anos e 5 meses até uma sentença. Já os processos de execução (fase em que, já tendo sido reconhecido o direito, o devedor é obrigado a pagar) costumam demorar 5 anos e 2 meses.

Após a finalização do julgamento de um processo em primeira instância, as partes envolvidas podem apresentar recurso a órgãos colegiados nas instâncias superiores, que irão analisar o feito e emitir decisão.

Indica que o processo foi remetido para outra unidade, dentro ou fora do tribunal.

Verificar o site do tribunal, consultar um advogado especializado, observar a movimentação do processo, verificar as intimações, considerar o tempo do processo, ficar atento às audiências, analisar as decisões judiciais e observar o comportamento da outra parte são algumas das formas de saber quando um processo ...

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Pouquíssimas pessoas sabem, mas o Código de Processo Civil possui alguns parágrafos em seu art 226 que falam sobre os prazos máximos de um processo, e quando vamos observar de perto, podemos ver que o prazo para que a sentença seja proferida após todas as provas já terem sido produzidas é de exatamente 30 dias.

Na primeira, o tempo médio até o trânsito em julgado é de 1 ano e 7 meses. A demora maior está na etapa seguinte, que consiste no cumprimento da sentença. Quem tem causa ganha leva cerca de 4 anos e 7 meses para receber o dinheiro que é seu por direito.

O dinheiro costuma ser compensado em até 10 dias. (No caso de alvará eletrônico, o valor é depositado automaticamente na conta de destino, sem necessidade de ir ao banco.)

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Apelação: é o recurso expedido por petição pela parte vencida e destinado ao juiz, a partir da decisão final proferida por ele.

Isso significa que, se o cidadão não concordou com a sentença do juiz de primeiro grau, ele pode recorrer para que o caso seja julgado no TJ. Então, se o processo subiu para a segunda instância, quer dizer que houve recurso contra a decisão do juiz e, assim, o caso passa a ser examinado pelos desembargadores.

Respostas 1 Resposta. Primeiro: Autos retornados ao cartório, ao para vara de origem - A parte recorreu da decisão, neste caso, o processo foi para o tribunal de justiça. Então saiu da vara que estava (vara de origem), e foi para o tribunal julgar o recurso.

Tudo depende do volume de processos que tramitam na instância superior e da complexidade do caso em questão. Em alguns casos, pode levar meses ou até mesmo anos para que uma decisão final seja tomada.

Em muitos casos, é possível consultar o andamento do processo e verificar a sua baixa definitiva por meio do número do processo ou pelo nome das partes envolvidas. Também é possível comparecer ao Fórum onde o processo foi julgado e solicitar informações sobre a baixa definitiva.

O termo "concluso" para nós do Direito significa que o processo está com o juiz ou está indo até o juiz para que este dê alguma decisão, sentença ou despacho. Quando está escrito "concluso para a sentença", significa que o juiz em breve dará a sentença.

Conclusos para decisão o que significa
Quando um processo chega a esse estágio, todos os argumentos, provas e documentos foram apresentados pelas partes envolvidas e estão disponíveis para o juiz tomar sua decisão. É o momento em que o juiz irá avaliar todas as informações e decidir sobre o resultado final do caso.