Quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea por dentro?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.

A incisão de uma cesariana normalmente tem cerca de 12cm e o médico cortará a pele e as camadas de tecido abaixo dela (são 5) até o acesso ao útero, onde é realizada a incisão pela qual o bebê será retirado. Após a saída do bebê é retirada a placenta e feita uma sutura em cada camada aberta na cirurgia.

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

No entanto, especialistas apontam que cerca de dois meses são necessários para que o corpo comece a ter a aparência antes da gestação, afinal, só o útero leva cerca de 45 dias para voltar ao tamanho normal. Ao mesmo tempo, muitos fatores podem influenciar no processo de perda de peso no pós-parto.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

A cicatriz da cesárea pode levar de 6 a 10 semanas para cicatrizar completamente. No entanto, os pontos da cesariana podem ser retirados entre o 7° e o 15° dia, de acordo com a orientação do obstetra.

Cesariana. A cesariana é uma cirurgia abdominal, pelo que é normal sentir dores e/ou desconforto nesta zona, devido à incisão e às contrações do útero.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Ocorre com bastante frequência na região perineal, pois é uma área mais sensível, com bastante manipulação, senta e levanta, urina e fezes. Nessa situação, a cicatrização vai se dar de "dentro pra fora" e pode ser um processo mais longo.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

A cirurgia no parto cesárea
São cortadas e abertas sete camadas diferentes até alcançar o bebê para a sua extração. A recuperação da cesárea é sempre mais lenta, difícil e dolorosa do que a do parto normal.

De fato, a mais comum costuma ser a transversa mesmo, que vai de uma ponta à outra na área pubiana, mas é bom saber: em alguns casos específicos, a incisão longitudinal, aquele corte que vai do umbigo até, mais ou menos, a região do púbis, ainda é utilizada.

Pela técnica tradicional são realizados sete cortes: pele, gordura, fáscia muscular, músculo, peritônio parietal (colado embaixo do músculo), peritônio visceral (que reveste a parede do útero) e, por fim, o útero. Na cesárea menos invasiva são cortadas apenas as três primeiras camadas.

Pode ficar mais endurecido devido a reação do seu próprio organismo ao fio de sutura e a cirurgia, no processo de cicatrização... convém retorno ao médico que fez a cirurgia para melhor avaliação.