Quanto tempo demora para curar uma verruga?

Perguntado por: umata . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração).

Quais são as melhores pomadas para verrugas? Existem algumas pomadas que combatem as verrugas plantares, as mesmas possuem ácido salicílico em sua composição e assim o ingrediente age na remoção. Essas pomadas são encontradas em farmácias. As mais usadas são: Calotrat Plantar, Verrux e Duofilm Plantar.

Ácido salicílico – São produtos à base de ácido salicílico que devem ser aplicados sobre as verrugas todos os dias. É indicado também, friccionar a pele morta uma vez por semana com uma lixa ou pedra-pomes. Este tratamento pode levar várias semanas.

Verrux é um removedor de verrugas comuns, plantares e de calosidades. É composto de 0,20 g/ml de Ácido Salicílico e 0,15 g/mL de Ácido Láctico. Possui maior precisão na aplicação, com secagem rápida e que não deixa o produto escorrer. Solução tópica de uso externo em adultos e crianças a partir de 2 anos.

São comumente encontradas nas extremidades, palmas das mãos e pés. Embora aparentemente a verruga dê a impressão de ser possível arrancá-la, não faça isso. Você não conseguirá tirar o vírus e ele continuará “germinando”. Também não a corte, pois o aparelho pode estar contaminado e gerar uma infecção.

Para casos estéticos, a Crioterapia pode ser utilizada para remover verrugas com a aplicação de nitrogênio líquido, em temperaturas negativas. Desta forma, o procedimento congela a verruga e o vírus, estimulando a eliminação de forma gradual, o que dentro de poucos dias, será observado com a queda da lesão.

As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.

Muitos deles não são perceptíveis e são inofensivos, mas também existem aqueles que se formam como resultado de um vírus ou doença. O preço médio de um tratamento para verrugas é R$ 150 e deve ser realizado por um dermatologista. O preço deste tratamento é indicativo.

A verruga é um problema de pele muito comum e incomoda bastante. Apesar da tentação, não se deve tentar retirá-la em casa, pois isso aumenta a chance de que ela se espalhe. Ela é causada por um vírus, por isso, esse risco existe.

Se não for tratada de forma adequada, uma simples verruga pode se tornar um ferimento importante e provocar uma nova infecção.

Se você não tem certeza se o crescimento de sua pele é uma verruga (alguns cânceres de pele se parecem com eles), não melhora com o tratamento em casa, dói, ou se você tem muitos deles, verifique com seu médico.

Até ao final do período de tratamento de 12 semanas, 84% dos pacientes tratados para verrugas plantares com Ácido Salicílico + Ácido Láctico (n/N=64/76) apresentaram pele livre de verrugas com as linhas restauradas (e dos 64 pacientes, 64% ficaram livres de verrugas em 6 semanas).

Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.

O ácido láctico afeta o processo de queratinização, reduzindo a hiperqueratose, característica das verrugas.

Remover verrugas em casa é perigoso. Embora pareça simples, esse procedimento precisa ser realizado ou supervisionado por um médico. Confira quatro motivos pelos quais você nunca utilizar receitas caseiras ou produtos de venda livre na farmácia para retirar verrugas: Em primeiro lugar, pode não ser uma verruga.

Sarnoff diz que tentar remover uma verruga em casa é altamente desaconselhável. “Eu nunca recomendaria a remoção de verrugas ou marcas de pele em casa”, diz ela. “Ligue para um dermatologista e não aceite um não como resposta se estiver preocupado com algo novo, mudança ou incomum em sua pele.”

Em geral, as lesões arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas podem guardar alguma semelhança com o aspecto de uma couve-flor. No início, elas costumam ser claras, esbranquiçadas, com pontos escuros, mas podem mudar de cor com o passar do tempo.

Como identificar se a verruga pode ser HPV? Só o local não é suficiente para identificar a causa. Uma verruga de HPV tem um visual semelhante à uma couve-flor, sendo formada por várias bolinhas bem pequenas e unidas.

Nos dias subseqüentes, a área escurece e fica enrijecida, devido à morte das células. Duas semanas após o procedimento, as crostas que se formam sobre a lesão são eliminadas. O tipo de substância utilizada pode levar a um aspecto diferente, com coloração amarelada, em vez de esbranquiçada.

Diferentes tipos de verrugas

  • Verruga plantar. Aparecem na planta do pé e possuem crescimento interno. ...
  • Verruga genital. Encontra-se na região genital, elas são macias e úmidas e geralmente apresentam coloração esbranquiçada.
  • Verruga periungueal. Aparecem ao redor das unhas.
  • Verruga filiforme. ...
  • Verruga vulgar.