Quanto tempo demora para formar uma cerca viva?

Perguntado por: upires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Você terá que plantar as mudas com uma distância de um metro entre elas, garantindo que há espaço para elas se desenvolverem. Para terminar, você precisará sempre regar as suas flores da cerca-viva. Este é um processo que demora de três a quatro meses para se concretizar, por isso a paciência é muito importante.

A melhor época de plantio é a primavera. Pode ser adotado o sistema de linha simples ou dupla (com covas intercaladas). O plantio em linha dupla é recomendado para a formação de cercas vivas mais largas em menor tempo. Neste caso as covas são feitas intercaladas, formando um zigue-zague.

1. Tumbérgia-arbustiva. A Thunbergia erecta é uma planta versátil, barata e de fácil manutenção. Seus arbustos podem chegar a 2,5 m, um bom tamanho para uma cerca-viva.

As plantas mais utilizadas para cerca viva de porte médio são: A maricá, jambolão, hibisco, sansão do campo, murta, cedrinho e hibisco.

- Cresce rápido? O crescimento da Murta é de ate 50 centímetros por ano, sendo que o primeiro ano após plantado pode ser um pouco mais lento devido a adaptação e enraizamento no novo solo.

Para quem quer proteger a casa de um jeito muito eficaz e sem gastar tanto, com certeza deve conhecer a ideia de cercar terreno com telas de arame. Os arames para cercas são muito resistentes ao tempo, principalmente aqueles feitos com aço galvanizado à fogo.

Qual a distância ideal para plantar as mudas? "Para cultivo em forma de cerca-viva, é recomendado plantar uma muda a cada 40 a 50 cm, tendo em vista o diâmetro do torrão, com aproximadamente 30 cm na cova.

Para uma cerca viva, o aconselhado é plantar 1 muda por metro (caso queira fazer um quebra-vento, a distância indicada é de 2,5/3 metro por muda).

Confira 8 sugestões de plantas para cerca viva

  • 1- Murta. Para começar a nossa lista, trouxemos uma das plantas mais utilizadas em cercas vivas, a murta. ...
  • 2- Pingo de ouro. ...
  • 3- Buxinho. ...
  • 4- Camélia. ...
  • 5- Bambu japonês. ...
  • 6- Photinia vermelha. ...
  • 7- Azaleia. ...
  • 8- Laurotino.

Os berços para o plantio de arbustos devem medir 30 cm x 30 cm x 30 cm ou 40 cm x 40 cm x 40 cm (neste caso será a mesma medida para largura, comprimento e profundidade). Os berços para as cercas vivas são lineares, e devem medir 40 cm de largura, comprimento e profundidade.

Segundo Rejane, algumas plantas muito indicadas para cercas-vivas são a Murta, Podocarpo, Clusia, Tumbergia arbustiva, Buxinho, Areca, Bambu, Bambu amarelo, Jasmim amarelo e Azaleia. Quem não abre mão de uma cerca-viva cheia de flores e cor, pode apostar em Camélias e Gardênias.

Sansão do campo (Mimosa caesalpiniifolia)
Diferente do maricá, o sansão do campo possui espinhos semelhantes ao da roseira – curtos e pequenos – sendo ideal para evitar invasores, além de formar uma proteção contra a poeira das estradas e quebra ventos.

É adaptável a diferentes tipos de clima e o seu preço médio para fazer cerca viva fica em torno de R$ 15,00 o metro linear.

Alga. A alga é posição líder nesta seleção, das 10 plantas que crescem mais rápido no planeta. Esta planta não tem propriedades como outras plantas. A cada semana, pode crescer 30,4 cm.

Plantas: as plantas deixam qualquer espaço mais agradável e são uma solução simples e prática para disfarçar muros feios. Além disso, é possível combinar diferentes espécies arbustivas em um mesmo canteiro ou utilizar plantas trepadeiras que vão esconder os muros inteiramente.

COMO CUIDAR DE CERCAS VIVAS
Prefira plantar uma cerca viva em períodos de mais umidade e chuva, como a primavera e verão; Utilize podador para manter a forma e tamanho adequados dos arbustos. Para cercas altas e mais difíceis de moldar, utilize um aparador de cerca viva; Quer dar mais vida e forma ao seu arbusto?

Para fazer a poda da cerca-viva da forma correta, comece aparando ela com movimentos circulares, de baixo para cima, fazendo o corte de forma gradual. Dessa forma, você incentiva um crescimento mais saudável e uniforme das plantas.

“A murta deve ser cultivada a sol pleno, em solo fértil e bem drenado, com terra orgânica e irrigação pelo menos três vezes na semana”, ensina a paisagista Rayra Lira, JLira Green Life. A partir das podas de formação e da limpeza regular, a muda ganha um visual bastante homogêneo, perfeito para cerca-vivas.

A rega deve ser feita com constância, especialmente em épocas mais quentes. As mudas de murta para cerca viva são muito fáceis de cultivar, permitindo que seu desenvolvimento seja rápido. O solo deve ser preparado com areia e adubo orgânico, aumentando assim a drenagem e a fertilidade.

A murta-de-cheiro é um arbusto grande ou uma árvore pequena, que pode alcançar até 7 metros de altura se não for podado. Seu apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada, e que se divide mais quando podado, sendo por isso perfeita para cercas vivas.