Quanto tempo demora para o bebê ficar moreno?

Perguntado por: desteves . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O tom de pele está completamente formado, a cor é definitiva podendo variar apenas com a quantidade de melanina a mais que o bebê ganhar.

Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.

A Visão Do Seu Bebê: Percepção Das Cores
Os recém-nascidos só vêm em preto e branco. Isso ocorre porque as células responsáveis pelas cores ainda não estão completamente desenvolvidas ao nascer.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Nunca é possível saber, ao certo, como será a pele da criança, a cor de seus olhos e de seus cabelos assim que ela nasce. Do primeiro dia de vida até a adolescência, uma pessoa passa por diversas transformações. Para começar, a coloração dos olhos e da pele se altera e os cabelos deixam de ser tão finos.

Além disso, a médica explica que qualquer bebê nasce com a cor da pele mais clara do que terá quando chegar em uma idade mais avançada, pois a distribuição de melanina do recém-nascido não é homogênea.

O vérnix é uma substância esbranquiçada e gordurosa, com textura parecida a do queijo ou da cera, que recobre a pele dos recém-nascidos. Composto por água, lipídios e proteínas, ele começa a ser produzido durante o 3º trimestre de gestação pelas glândulas sebáceas do feto.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Alguns estudos apontam que até os 2 anos de idade há uma troca total do cabelo, dando lugar a fios mais longos e mais fortes. Há casos em que a criança fica “carequinha”, até mesmo depois de um ano de vida, mas há uma penugem, mas não se preocupe, é normal. Depois dos dois anos de vida, você deve ficar de olho.

E então nos questionamos, quando o bebê nasce vermelho ele fica moreno? De acordo com os estudos, não. Não é porque seu bebê nasceu vermelho que ele irá ficar moreno. Muitos bebês nascem com a pele vermelha, algo que é super comum.

Alguns bebês têm o tipo de pele muito sensível, e o maior sinal é a pele ficar vermelha com facilidade. Sol, frio, vento, fricção nas roupas ou ressecamento podem fazer com que a vermelhidão surja. Para prevenir e tratar melhor esse tipo de pele, é indicado o uso de produtos calmantes, hipoalergênicos e sem fragrância.

Os recém-nascidos têm circulação sanguínea lenta e instável, por isso, é comum que a sua pele tenha uma cor vermelha escura e apresentem as mãos e os pés azulados, sobretudo quando as extremidades estão frias.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Quando puxam o seu próprio cabelo, ou enrolam com as mãos, estão simplesmente a entreter-se. Se estiverem ansiosos, pode ser uma forma de aliviar o stress. À medida que forem crescendo vão acabar por deixar de o fazer. Se persistirem e o fizerem com frequência deverá consultar o pediatra.

Os motivos pelos quais os bebês puxam os cabelos de suas mães variam. Em seus primeiros meses de vida, os bebês podem fazer isso como uma de suas diversas maneiras de explorar o mundo a sua volta. “O bebê vai se fascinar por tudo que é desconhecido, o cabelo da mãe tem um movimento que chama a atenção do bebê.

Olho muda de cor ao longo do tempo
Como demora cerca de 1 ano para os melanócitos concluir seu trabalho, pode ser arriscado dizer a cor dos olhos antes do primeiro aniversário do bebê. A mudança de cor não altera muito depois dos primeiros 6 meses de vida, mas pode haver muita mudança.

Assim como o restante do corpo, o couro cabeludo também é coberto pelo lanugo. Ao nascer, ele é substituído por outro tipo de pelo, o velo, que ainda é claro e fino, mas levemente mais espesso que o primeiro. Apenas após os 2 anos é que os pelos terminais substituem os velos no couro cabeludo, sobrancelhas e cílios.

Bebê com icterícia fica vermelho? Segundo a Dra. Juliana Sobral “a icterícia neonatal deixa a pele apenas amarela. O que acontece é que quando o bebê é muito vermelhinho ao nascer, o que chamamos de pletora, ele tem mais risco de ter icterícia".

O branco sugere pureza, leveza e paz e, por ser uma cor leve e neutra, não pode faltar na mala de maternidade. O vermelho é bastante usado para a saída da maternidade pois simboliza proteção e boas energias. Azul é associado a paz e tranquilidade e é mais usado para as saídas dos meninos.