Quanto tempo demora para o Luftal começar a fazer efeito?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, LUFTAL atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

A dose máxima diária de simeticona deve ser limitada a 500 mg (166 gotas) para adultos. VOCÊ DEVE AGITAR O FRASCO DE LUFTAL GOTAS ANTES DE USAR.
...
Como usar o Luftal Gotas?

  1. Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia.
  2. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.
  3. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, Luftal atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

Quantas gotas dar de Luftal para bebês e crianças?

  1. Crianças-lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia.
  2. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.
  3. Acima de 12 anos e adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia.

Assim, alivia o desconforto gástrico ao dissolver as bolhas que absorvem os gases, tendo seu efeito em 10 minutos nas crises dispépticas*, e de 20 a 30 minutos em pós operatórios e pré-exame. Por sua ação local, Luftal não é metabolizado ou absorvido pelo corpo, sendo posteriormente excretado pela via retal.

POSOLOGIA E MODO DE USAR
LUFTAL comprimidos: Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, às refeições.

ABDOME TOTAL. Jejum de alimentos por 8 horas. Pode ingerir água, chás, gelatinas e medicamentos; No dia anterior tomar simeticone (Genérico,Luftal): 2 comprimidos ou 30 gotas 3 vezes ao dia.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Luftal?

  • Eczema de contato (inflamação na pele);
  • Em casos raros: reações imediatas como urticária (alergia na pele).

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

As cólicas surgem entre a 2ª e a 3ª semanas e duram até cerca das 12 semanas de vida, tendo o seu pico de incidência pela 6ª semana. Cerca de um terço dos bebês vai apresentar esses sintomas.

A permanência dessa agitação dura cerca de três horas por dia por seis semanas e, então, declina para uma ou duas horas por dia até o 3º ou 4º mês, quando desaparece.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.