Quanto tempo demora para receber requisição de pequeno valor?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Qual o prazo para pagamento do RPV ou precatório? O Requisitório de Pequeno Valor (RPV), utilizado para pagamentos de valores até 60 (sessenta) salários mínimos, tem o prazo de até 60 (sessenta) dias para pagamento, a contar da data de protocolo no Tribunal.

O pagamento será efetuado no prazo máximo de noventa dias, contados da expedição da requisição, por ordem do juiz, através de depósito judicial nas agências da Caixa Econômica Federal, inexistindo expedição de precatório requisitório ou de outra RPV para o mesmo crédito em questão.

Continuando o processo de requisição de pagamento
Depois de verificado o Ofício Requisitório, assim como os requisitos necessários para dar prosseguimento, o Presidente do Tribunal autoriza a expedição e a abertura do processo de Precatório ou RPV.

b) A CAIXA tem o prazo legal de até 24 horas para o pagamento do Precatório/RPV ao beneficiário ou procurador, contados a partir da apresentação de todos os documentos necessários para inequívoca identificação do cliente.

A Requisição de Pequeno Valor (RPV) é a espécie de requisição de pagamento de quantia em que o ente público foi condenado por meio de processo judicial. Cada ente devedor poderá fixar um valor para expedição de RPV, desde que não seja inferior ao valor do maior benefício do Regime Geral de Previdência Social.

Os advogados podem receber os honorários sucumbenciais por meio da requisição de pequeno valor (RPV), nos processos contra a Fazenda Pública, mesmo quando o crédito principal, referente ao valor da execução, seja pago ao seu cliente por precatório.

RPVs e precatórios depositados na caixa econômica podem ser sacados diretamente em uma de suas agências. O pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) está normalizado nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF), segundo informou a própria CEF, por meio de ofício, à Justiça Federal do Amazonas.

o juiz que julgou o processo assina a RPV e envia para o banco responsável; o pagamento fica disponível para ser retirado; o saque pode ser realizado pelo seu advogado; o advogado faz o desconto dos serviços prestados e, de imediato, faz o depósito para você.

Depois de expedida, deverá ser encaminhada ao representante do ente público que perdeu a ação e que é o responsável pelo seu pagamento. De acordo com a lei 10.259 de 2001, as Requisições de Pequeno Valor devem ser pagas em até 60 dias corridos. E esse prazo, na maioria das vezes é respeitado.

Caso a entidade pública não tenha definido em Lei o valor da sua RPV, será considerado crédito de pequeno valor o montante de 40 (quarenta) salários mínimos nos Estados e Distrito Federal, e de 30 (trinta) salários mínimos nos Municípios, nos termos do ART.

O que acontece se após a expedição de RPV ela não for paga? Se a RPV não for paga no prazo de 60 dias, o juiz do processo deve sequestrar o valor da requisição. O pagamento deveria ser feito por depósito do valor correspondente na conta do credor.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

Para consultar RPV no site do TRF1, clique em RPV/Precatórios na parte de serviços na página inicial. A consulta processual pode ser realizada diretamente com o número do CPF.

As RPVs não podem passar de 60 salários mínimos: esta soma estabelece um teto de R$ 78.120 (considerando o mínimo atual). Os valores também só podem ser liberados se a ação já estiver concluída e com pagamento definido pela Justiça.

Os valores de RPVs/PRCs ficarão disponíveis por quanto tempo para recebimento? R. Os valores ficarão disponíveis para recebimento pelo período de 2 (dois) anos, contados da data do depósito. O não recebimento, no referido prazo, ensejará a devolução do crédito pelo banco depositário aos cofres públicos.