Quanto tempo demora pro dente do bebê rasgar a gengiva?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

“Para que um dente rompa a gengiva do bebê são necessários cerca de oito dias. No entanto, o processo da formação do dente até o nascimento por completo leva muito mais tempo, cerca de seis meses”, explica a profissional.

Os primeiros a nascer são os dois dentes da frente da parte inferior, geralmente quando o bebê tem cerca de 6 meses de idade. No entanto, cada bebê é diferente; o primeiro dente do bebê pode surgir a partir dos 5 meses até 1 ano.

A gengiva costuma ficar mais frágil, inchada e sensível. Com isso, os bebês têm dificuldades em sugar o leite da mamadeira, o que acaba prejudicando o processo de aleitamento e até mesmo deixa a gengiva ainda mais irritada e dolorida.

O uso do medicamento deve ser interrompido e um médico deve ser procurado caso ocorra vermelhidão ou inchaço da gengiva, ou em caso de reações alérgicas. Não há relatos de reações adversas com o uso de Nenê Dent® N até o momento. No entanto, esta possibilidade não deve ser descartada.

Para identificar se os primeiros dentes de leite estão nascendo, preste atenção em alguns outros sinais que a criança apresenta. A frequência do choro aumenta e é fácil perceber a irritabilidade contida nele. Esse choro acontece também durante à noite, acompanhado da dificuldade da criança em adormecer.

Principais sintomas de que os dentinhos estão nascendo

  • Saliva em excesso.
  • Mau humor e irritabilidade.
  • Choro e sensibilidade nas alturas.
  • Morder diversos objetos.
  • Bochechas coradas.
  • Vermelhidão localizada na gengiva.
  • Como aliviar os sintomas.
  • Primeiros cuidados com os dentes.

Veja a seguir, 4 formas de aliviar o desconforto durante o nascimento dos dentes do bebê.

  1. Mordedores e alimentos gelados. Uma das melhores formas de aliviar a dor é oferecer mordedores ao seu bebê. ...
  2. Massagem na gengiva. ...
  3. Picolé de leite materno. ...
  4. Massagem de reflexologia.

Você observa a gengiva um pouquinho mais gordinha e o bebê fica um pouco mais enjoado. Também pode dar febre. Nesse caso, esse aumento de volume gengival é normal. Ainda mais se for perto da idade de erupcionar os dentinhos, que é em média entre os seis e sete meses”, explica a profissional.

Camomilina® C é a aliada de mamães, papais e pediatras durante os desconfortos da fase de nascimento dos dentinhos do bebê. Com propriedades calmantes, Camomilina é segura e alivia os sintomas da primeira dentição.

O Camomilina C demora, em média, 12 horas para fazer efeito e, então, começar a reduzir os sintomas causados pelo nascimento dos primeiros dentes. No entanto, o alívio completo das dores e da inflamação pode acontecer em 2 a 3 dias.

As pérolas de Epstein são cistos brancos ou amarelados que se podem formar nas gengivas e palato dos recém-nascidos, semelhantes a dentes que estão para nascer. As pérolas de Epstein são inofensivas e se formam na boca do recém-nascido durante as primeiras semanas e meses de desenvolvimento.

Os dentes dos bebês costumam nascer em pares e os primeiros a surgir são os incisivos centrais inferiores. Os dentes inferiores serão seguidos pelos incisivos centrais superiores, incisivos laterais inferiores e superiores, primeiros molares, caninos e segundos molares.

Gengi Baby é indicado para o alivio da coceira e incômodos decorrentes de inflamações gengivais comuns no surgimento da primeira dentição em crianças. Formulação especialmente desenvolvida para crianças.

O Nenê Dent é indicado para aliviar a dor e a coceira comuns no surgimento da primeira dentição em crianças. Também apresenta ação anti-inflamatória local.

Em razão da presença de lidocaína, o início da sua ação anestésica ocorre em média dentro de dois a cinco minutos após a aplicação do produto e perdura geralmente por até duas horas.