Quanto tempo depois de aplicar o herbicida pode chover?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Alguns herbicidas necessitam de até seis horas sem chuva, após a aplicação, para serem absorvidos em quantidade suficiente para um bom controle de plantas daninhas (Vargas; Gleber, 2005).

Certos produtos têm residual de até 360 dias.

Realizar a pulverização na hora da chuva é um total desperdício. Alguns defensivos precisam de certo tempo para serem absorvidos pelas plantas e, assim, atingirem o efeito desejado. Com a precipitação, os produtos vão por água abaixo, desviando-se do alvo.

o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.

Para aplicação dos herbicidas, por exemplo, o período noturno é uma boa opção, tendo menos evaporação, pois a ausência de luz permite que o herbicida atue em mais células do interior da folha.

1. Conclui-se que o controle da formulação glifosato potássico sobre as espécies avaliadas foi menos afetado pela chuva, necessitando de apenas quatro horas após sua aplicação para igualar-se ao intervalo superior a 48 horas sem chuva; as demais necessitaram de, no mínimo, seis horas.

Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.

O tempo exato para que isso aconteça depende da quantidade e da força do produto no solo. De acordo com a Universidade de Cornell, pode demorar de um a 174 dias para a metade do produto se dissolver no solo.

O glifosato provoca amarelecimento progressivo das folhas, murcha e posteriormente necrose e morte das plantas. Esses sintomas aparecem entre 4 a 20 dias, e variam conforme a condição de aplicação, clima e planta.

Uma característica importante é a de absorção, ou seja, ele fica retido nas partículas do solo e ali fica inativo até sua degradação, que ocorre em média em 60 dias.

A velocidade de 8 km. h-1 apresentou-se como o melhor resultado, concluindo que esta velocidade poderá ser a melhor a ser indicada para os produtores para aumentar a eficiência de aplicação de produtos fitossanitários e aumentar o controle de pragas e doenças no cafeeiro.

Pele: dermatite de contato. Olhos: irritação, dor, queimação ocular, turvação da visão, conjuntivite e edema palpebral. Inalado: Irritação de vias respiratórias altas, pneumonite química. Meio Ambiente: Produto miscível em água, porém não é classificada como produto perigoso para o transporte.

O glifosato é apontado como causador de doenças neurodegenerativas, induz efeitos cardiovasculares e hepáticos, cancerígeno, e provoca distúrbios reprodutivos e infertilidade (STACHIW, 2019; TELEKEN, 2018).