Quanto tempo depois de tomar café posso tomar remédio?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Olá, não há problema em esperar tanto tempo para comer.

O café com leite em si não há qualquer problema em ser ingerido junto com medicamentos, a única questão é se o antibiótico que você está tomando precisa ser ingerido longe das refeições... essa orientação vem na bula. Sugiro dar uma lida para ter certeza. Se cuide.

Cafeína: presente no café, chá, chocolate e em alguns refrigerantes, reduz a absorção de muitos medicamentos podendo interferir no tratamento, à medida que reduz os efeitos terapêuticos. Não ingerir com esses alimentos: o diazepam (calmante), nortriptilina (antidepressivo) e pentoxifilina (vasodilatador), etc.

O líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de antibióticos - assim como de todos os outros medicamentos - é a água. "Isso porque eles podem desencadear reações químicas quando ingeridas com sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, que podem comprometer sua eficácia", explica a farmacêutica Patrícia.

Como a absorção da medicação é variável e reduzida quando feita em conjunto com alimentos e até mesmo com outros medicamentos, o ideal é que seja tomada em jejum e que aguarde pelo menos trinta minutos para se alimentar ou tomar outros medicamentos.

Não tome remédio com álcool
A farmacêutica explica que a associação do álcool com remédios pode cortar a eficácia deles ou até mesmo potencializar os efeitos do álcool. Isso acontece porque o álcool e os medicamentos são metabolizados pelo fígado, e, quando ingeridos na mesma hora, levam o órgão à exaustão.

Pesquisadores americanos descobriram que ingerir o analgésico paracetamol com café pode aumentar o risco de problemas no fígado. Esse é o estudo que está sendo desenvolvido na Universidade de Washington.

O ideal é que qualquer medicação seja ingerida com água. Mas durante o uso da medicação vc pode tomar café sem problema!

Sobre o Produto. O Paracetamol é um dos princípios ativos do paracetamol + cafeína, reduz a febre atuando no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central e diminui a sensibilidade para a dor.

A cafeína anidra é amplamente encontrada em comprimidos analgésicos em conjunto com substâncias associadas ao tratamento da dor de cabeça, como ibuprofeno e paracetamol. Isso se deve à ação antinociceptiva intrínseca da cafeína, ou seja, sua capacidade de inibir a sensação de dor.

Para os especialistas, a cafeína parece potencializar os efeitos analgésicos do ibuprofeno, pois a metade dos pacientes que só tomaram cafeína relataram inicialmente um alívio da dor semelhante aos pacientes no grupo do ibuprofeno ou no grupo da combinação, mas a dor de cabeça voltou logo depois.

Pode ser tomado junto.

Antiácidos. Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Para cortar o efeito da cafeína você pode:

  1. Ingerir bastante água;
  2. Fazer algum exercício físico;
  3. Evitar alimentos ricos em fibra;
  4. Coma vegetais crucíferos;
  5. Durma por 20 minutos;
  6. Faça meditação.

Em vista disso, é importante que você seja rápido para diminuir os efeitos indesejados da substância. Então, experimente beber água, pois o consumo de água ajuda a eliminar substâncias através da urina. Caso você queira, pode beber chá verde, chá preto ou chocolate amargo pela manhã.

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

2) Tomar de estômago vazio
Alguns medicamentos podem ser agressivos para o estômago se ele estiver vazio. “Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.