Quanto tempo depois do exame admissional começo a trabalhar?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

O novo funcionário deve ser admitido — ter a carteira de trabalho preenchida e devidamente assinada — após a realização do exame admissional. Na verdade, não existe um prazo definido para a admissão após o exame admissional, porém, a data limite para se submeter aos exames é de 15 dias após a contratação de fato.

Assim, permite evitar a contratação de colaboradores que não estão aptos para desenvolver a função. Não existe nada na legislação trabalhista que impeça os colaboradores de começar a exercerem suas atividades antes de conhecerem os resultados do exame.

No máximo dois dias.

Geralmente 1 mês, tudo depende do RH.

Qual é o prazo para admissão após o exame admissional? Não existe um prazo fixo, mas o ideal é que o novo funcionário aguarde os resultados do exame para iniciar suas atividades na empresa.

Ao final do exame admissional, o médico do trabalho deve emitir um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) dizendo se o trabalhador está apto ou não a trabalhar naquela função.

Doenças que podem causar reprovação no exame admissional

  • limitação funcional devido à amputação;
  • obesidade mórbida;
  • pneumotórax;
  • doença linfoproliferativa maligna, como leucemia e linfoma;
  • escoliose estrutural superior a 10;
  • tumor ósseo e muscular; entre outras.

O prazo para o empregador assinar a CTPS do trabalhador é de até cinco dias úteis a contar do primeiro dia de trabalho como determina o artigo 29 da CLT.

A reprovação no exame admissional pode ocorrer em casos onde avaliação médica obrigatória detecta algum problema que pode impedir a execução devida das tarefas pelo colaborador. Se o exame não for feito antes do início do contrato de trabalho, tanto o profissional quanto a empresa estão passíveis de sanções legais.

Falta de profissionalismo durante o processo de contratação pode prejudicar a marca da empresa. Gestores que falam mal dos candidatos ou que demonstram favoritismo – ou, até, que chegam atrasado nas entrevistas – podem impactar negativamente a qualidade do processo de contratação.

Bom dia! Alan nada impede do funcionario fazer os exames no mesmo dia para empresas diferentes. Nesse caso o empregado deixará de cumprir aviso e você fará a rescisão na data da declaração de novo emprego. sobre a data da CTPS será o ultimo dia de trabalho.

A NR no. 7, estabelece que o ônus de todos os procedimentos relacionados ao PCMSO , ou seja, exame médico admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional, devem ser do empregador.

O empregador é quem paga pelo exame admissional, uma vez que faz parte do processo de contratação e não é algo realizado uma única vez.

Após o exame, você irá receber um Atestado de Saúde Ocupacional. Esse atestado indicará se você está apto e com saúde em bom estado após ter terminado o contrato com a empresa. Ao fim do contrato de trabalho, a empresa deve pagar verbas rescisórias ao empregado.

Exame de sangue admissional no contexto do PCMSO
O exame de sangue admissional, como parte do PCMSO, busca simplesmente analisar a saúde do trabalhador. O objetivo é identificar, considerando o histórico profissional do paciente, doenças preexistentes.

O processo de admissão é a contratação de novos funcionários e não à toa, ele gera muitas expectativas: da empresa, que deseja um bom profissional, do governo, que espera o cumprimento da lei e da nova pessoa colaboradora, que deseja o apoio necessário para se integrar às equipes.

O valor do exame demissional em Curitiba oscila entre R$ 30,00 a R$ 50,00 reais, dependendo da clínica de medicina do trabalho.

Segundo a nova portaria, o exame médico demissional deve ser realizado obrigatoriamente em até 10 dias contados a partir da data do término do contrato.

O jejum de 12 horas deverá ser feito sempre que o médico orientar que ele seja feito.

Os passos são:

  1. respirar fundo pela barriga enquanto conta lentamente de um até quatro;
  2. fazer uma pausa, contar de um até dois e soltar a respiração lentamente enquanto conta de um até quatro novamente.
  3. parar por um segundo antes de repetir o exercício, que deve ser feito seis vezes a cada minuto.