Quanto tempo dura o curso de MBA?

Perguntado por: zpires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

360 horas

Quanto tempo um MBA costuma durar? De acordo com informações e estabelecimento do Ministério da Educação, os cursos MBA devem ter duração mínima de 360 horas. O aluno pode fazer – conforme instituição de ensino – em seis meses, um ano e até um ano e meio.

Pondere o seu objetivo
Se você procura uma especialização em alguma área específica ou busca um conhecimento novo em outro segmento, a pós pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se pretende alcançar um cargo de gestão, o MBA é a alternativa mais adequada.

Quanto custa fazer um MBA
No Brasil, um MBA tem carga horária entre 390 e 500 horas, e o custo total pode variar de R$ 40.000 a R$ 200.000.

Quem realizou um MBA, por exemplo, posteriormente pode investir em um mestrado. O mesmo é válido para os concluintes do mestrado, que podem dar seguimento ao doutorado. Outra possibilidade é se dedicar a cursos de idiomas, intercâmbio profissional e/ou cultural ou até mesmo buscar um novo cargo.

Quem opta por um MBA está dando um foco mais corporativo a sua carreira. Através dele, o aluno pode se preparar melhor para lidar com a gestão de uma empresa e com negócios de forma geral.

A sigla MBA vem do inglês Master in Business Administration, que pode ser traduzido como “mestrado em administração de negócios”. Apesar de ter esse nome, o MBA não é um curso de mestrado. Este programa é compreendido pelo MEC como um tipo de especialização, específico da área ampla de Administração.

Quanto tempo um MBA costuma durar? De acordo com informações e estabelecimento do Ministério da Educação, os cursos MBA devem ter duração mínima de 360 horas. O aluno pode fazer – conforme instituição de ensino – em seis meses, um ano e até um ano e meio.

A sigla MBA vem do inglês e significa Master of Business Administration ou, ainda, Master in Business Administration (mestre em administração de negócios, em português). Esse termo é usado para designar as pós-graduações lato sensu voltadas especificamente para a área de gestão e administração.

Para fazer MBA precisa ser graduado? Sim, ter um diploma de nível superior é um pré-requisito para fazer MBA, da mesma forma que um mestrado e os cursos de pós-graduação. Lembrando que o MBA não habilita a dar aulas na graduação, como acontece com quem faz mestrado.

Vale ressaltar que a pós-graduação e o MBA têm o mesmo peso acadêmico, o que muda na verdade é que cada um deles acolhe um público diferente. Por exemplo, geralmente, a pós-graduação é desenhada para um público de pessoas que está no início da carreira e pretende alcançar posições de gestão no futuro.

Professores da USP (Universidade de São Paulo), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a empresa de tecnologia educacional Veduca vão lançar nesta terça-feira (1o) o primeiro curso nacional de MBA oferecido gratuitamente e de forma on-line para qualquer internauta.

O conteúdo do MBA é gratuito e aberto a todos. Para os que desejarem, é oferecido um programa pago de certificação, que inclui tutoria, avaliações e, ao final do curso, a elaboração de um trabalho de conclusão. O certificado, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), será emitido pelo Centro Universitário UniSEB.

MBA é uma modalidade de pós-graduação que começou a ser praticada no Brasil mais recentemente e é direcionada a profissionais em cargos de gestão. Sendo assim, tanto os cursos de especialização (pós-graduação) quanto os MBAs referem-se a uma modalidade lato sensu feita após a graduação.

No MBA, o foco é mais corporativo, ligado à carreira das pessoas no mercado de trabalho e as exigências desse mercado. Outras pós-graduações, como mestrados e doutorados, têm um foco mais acadêmico. Ou seja: focalizam a pesquisa científica.

quatro anos

O mais comum é que, durante o primeiro ano, o estudante curse as disciplinas de embasamento teórico, para trabalhar em sua dissertação durante o segundo ano. Já o doutorado tem duração média de 48 meses (quatro anos) e normalmente requer o dobro do número de créditos de um mestrado.

Além do português, dominar o inglês ou o espanhol já virou praticamente uma necessidade básica. O conhecimento prévio (pelo menos em um nível intermediário) da língua inglesa, por exemplo, já faz parte dos pré-requisitos de muitos processos seletivos — tanto para vagas de emprego como para vagas em cursos como MBA.

Fazer uma especialização, MBA ou mestrado antes de ingressar no doutorado ajuda a construir essa maturidade. Tanto é que a maioria dos programas de doutorado dá preferência para quem cursou o mestrado previamente.

Os famosos cursos de MBA são cursos de “Master in Business Administration”, ou mestrado em administração de negócios.

Conforme mencionamos, a especialização em MBA tem foco na atividade profissional, com a obtenção do conhecimento prático. Além disso, os cursos são esporádicos e confere-se o certificado de conclusão. Porém, os custos de investimentos normalmente são superiores ao do mestrado.

MBA em Gestão e Negócios realiza formatura para concluintes 2021-1.

Continuar lendo Tem TCC em MBA?