Quanto tempo dura o efeito colateral da quimioterapia?

Perguntado por: enogueira3 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Isso ocorre geralmente cerca de duas a três semanas após o início da quimioterapia e é completamente reversível após o término do tratamento.

6 Dicas para Melhorar Os Efeitos da Quimioterapia

  1. Reduza as náuseas e vômitos. As náuseas e vômitos são os efeitos colaterais mais desagradáveis e também mais comuns. ...
  2. Melhore o seu apetite. ...
  3. Cuide da sua alimentação para evitar a diarreia. ...
  4. Trate a constipação. ...
  5. Controle o peso corporal. ...
  6. Evite a sensação de plenitude.

Precoce: ocorre até 48 horas após a aplicação da quimioterapia; Tardia: ocorre até cinco ou seis dias depois da aplicação da quimioterapia.

A fadiga oncológica não desaparece após uma noite de sono, ou uma tarde de repouso. Ela persiste durante todo o dia e a noite. Acredita-se que esta é uma condição causada pela quimioterapia, já que alguns quimioterápicos podem interferir no metabolismo e na função celular.

Por exemplo, a imunidade após a quimioterapia, só costuma cair dez dias após a aplicação da droga. Nosso corpo pode demorar a recuperar as células normais que foram danificadas pelo tratamento. O quanto antes tratarmos esses sintomas, melhor a recuperação. Por isso, converse sempre com seu médico!

Efeitos colaterais da Quimioterapia
O tratamento com quimioterapia pode causar diferentes efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, feridas na boca, náuseas e vômitos, pele sensível e até mesmo infertilidade.

Dentre alguns dos efeitos colaterais tardios da quimioterapia estão as alterações pulmonares, cardíacas, perda ou diminuição da fertilidade e até o aparecimento de um novo câncer. Esses efeitos não possuem uma data mínima e máxima para acontecer.

A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.

Aline listou algumas dicas que podem ajudar:

  1. Exercícios físicos. “O exercício físico, quando bem supervisionado por um fisioterapeuta, fisiatra ou educador físico, ajuda o paciente a lidar com esse sintoma. ...
  2. Cochilos curtos. ...
  3. Técnicas de relaxamento. ...
  4. Estabeleça prioridades. ...
  5. Remédios.

De forma geral, aqui vão algumas dicas bastante úteis.

  • Mais refeições em menor quantidade. A primeira recomendação é comer menos e fazer mais refeições ao longo do dia. ...
  • Coma alimentos secos. ...
  • Priorize a fácil digestão. ...
  • Alimentos frios podem ajudar. ...
  • Consuma frutas cítricas. ...
  • Hidrate-se bastante.

Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira os mais frescos e frios ou em temperatura ambiente, como sucos, frutas e iogurtes. Preparações com gengibre e limão são aliadas do paciente em tratamento quimioterápico.

Suco de gengibre, abacaxi e limão
O abacaxi e o limão são frutas cítricas ricas em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças como câncer e problemas no coração. O gengibre ajuda a melhorar a circulação e diminuir as náuseas e os enjoos causados pelo tratamento de quimioterapia.

Frutas como a maçã, banana e pera são. Então, que tal incluir esses alimentos que contribuem com a saúde do seu corpo e são excelentes para fortalecer o sistema imunológico durante o tratamento de câncer? Só não deixe de seguir as recomendações do seu médico sobre a dieta correta.

A fraqueza é a reação da quimioterapia que pode acontecer entre os pacientes. As recomendações para lidar com ela são: evitar esforço excessivo e aumentar as horas de descanso.

Muito conhecido dos oncologistas, o esquema de quimio TC por 4(6) ciclos é amplamente usado no tratamento do câncer de mama, no cenário adjuvante ou pós-operatório, e em muitos casos substituiu o esquema anterior chamado AC (também 4 ciclos), justamente por aumentar as taxas de cura e diminuir as chances de recidiva ...

Coma muitas frutas, verduras e legumes, de preferência crus ou pouco cozidos. Abuse de sucos frescos misturando frutas e folhas, tais como salsa, couve e aipo, assim você estará ingerindo importantes vitaminas, minerais e outros fitonutrientes, todos com ação imunoestimulante.

Quem tem câncer pode comer ovo? Ovos BEM cozidos sim! Conforme orientação da nutricionista, o ponto ideal é quando a clara está completamente dura e a gema espessa. Dessa forma, o paciente evita entrar em contato com micro-organismos, como a Salmonella.

4 melhores Sucos para o Câncer

  1. Suco de tomate, beterraba e laranja. ...
  2. Suco de gengibre, abacaxi e limão. ...
  3. Suco de couve, limão e maracujá ...
  4. Suco de linhaça, berinjela e maçã

O câncer ou o tratamento oncológico por si só não impede de o paciente tomar leite ou derivados. Se houver intolerância a lactose acentuada deve-se evitar, independente do fato de ser paciente oncológico.

Isso significa que ela será aplicada regularmente em intervalos de dias ou semanas entre uma e outra. Por exemplo, digamos que sua quimio ocorrerá no dia 1 e dia 8, a cada 21 dias (3 semanas) em um total de 6 ciclos. Então seu tratamento durará cerca de 18 semanas (multiplique 6 ciclos por 3 semanas).