Quanto tempo dura o pós-doutorado?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

6 anos

O período de duração varia de país para país, podendo ser de 6 meses a 6 anos. No Brasil este período pode ser de, no máximo, 2 anos (excetuando-se as bolsas do Programa Nacional de Pós Doutorado/PNPD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES) e, em Portugal, chega aos 6 anos.

O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado. O título de Doutor é equivalente ao título de PhD, porém essa nomenclatura é mais utilizada nas universidades anglo-saxônicas.

Perceba-se, assim, que não obstante não existir um “título” de Pós-Doutor, nada impede – ao contrário, incentiva-se – que se nomine Pós-Doutor aqueles que concluíram com êxito um estágio de Pós-Doutoramento.

Quem pode fazer doutorado? Estudiosos e profissionais de todas as áreas do conhecimento podem realizar um doutorado. No entanto, grande parte das instituições de ensino só aceitam candidatos que já tenham passado pelo mestrado seguido da graduação.

Depende. Se o doutorando segue a mesma linha de pesquisa que fez no mestrado e sempre foi um bom estudante…as coisas andam “relativamente” bem. O sucesso numa pós-graduação depende de n fatores: escolha do programa, perfil do estudante, escolha do orientador, se recebe bolsa ou não, etc.

Pós-doutorado: oficialmente não é considerado uma titulação. O profissio- nal que possuir um pós-doutorado continua sendo reconhecido como dou- tor. Pode-se, no entanto, utilizar a abreviação de “Pós-doutor” em português ou “Postdoc” em inglês (ela deve preceder o Doutorado).

O prefixo pós- tem origem latina e exprime a ideia de ação posterior, em seguida. Quando for tônico (neste caso, com acento agudo) e autônomo, sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é pós-doutorado, com hífen. Acompanhe os exemplos.

Depende: se você estiver no Brasil, faz um doutorado. No entanto, se você estiver nos Estados Unidos ou na Europa, você fará um PhD.

O PhD é a sigla para Doctor of Philosophy. Este é o título para quem conclui um doutorado no exterior (também chamado de doctoral degree).

Um PhD facilita a vida de quem quer ser um professor universitário. Atualmente, a imensa maioria das universidades exigem doutorado para quem quer se tornar um professor efetivo em uma de suas faculdades. Por isso, se esta é a sua meta, o PhD irá abrir essas portas à você.

TCC de pós: é obrigatório? Vai depender do tipo de pós-graduação. Afinal, o TCC de Pós é obrigatório para os cursos da modalidade stricto-sensu. Dessa forma, se você estiver realizando mestrado ou doutorado, deverá obrigatoriamente submeter um trabalho de pesquisa ao final do curso para garantir o seu diploma.

Não há limites para quantos cursos você pode fazer, sejam eles graduações, especializações, MBAs e outras modalidades de pós.

A sigla em inglês MBA (Master in Business Administration) dá nome à pós-graduação lato sensu voltada para a Administração e à prática profissional, que trabalha, ao mesmo tempo, soft skills (competências) que são relevantes para tomadas de decisão e liderança.

Sim, é possível. Existe um instrumento específico para que o pesquisador possa se dedicar exclusivamente à pós-graduação: as bolsas.

Alto investimento financeiro
Já os mestrados profissionais são uma raridade, e também tem um custo elevado, tendo as aulas a noite e/ou nos finais de semana. O investimento tanto em uma modalidade quanto em outra é muito alto, facilmente vai ficar entre 40 e 70 mil reais, ou mais (valores pesquisados em 2018).

currículo diferenciado — em meio a uma intensa competição no mercado de trabalho, ter um doutorado no currículo é um diferencial capaz de abrir muitas portas; remuneração mais alta — segundo uma pesquisa, profissionais com o título de doutor conseguem aumentar seus salários em até 118%;

O candidato à Bolsa de Pós-Doutorado deve ter concluído o Doutorado há menos de 7 (sete) anos e ter excelente Histórico Acadêmico e excelente Histórico Escolar de Pós-Graduação. b. Deve ter realizações apresentadas em sua Súmula Curricular que demonstrem seu potencial como pesquisador.

O objetivo da tese de doutorado deve ser claro, conciso e apresentar de forma resumida a que se destina a investigação. Para muitos candidatos ao doutorado, a elaboração dos objetivos é uma das etapas mais difíceis, pois a investigação tem que ser ao mesmo tempo profunda, relevante e passível de ser concretizada.