Quanto tempo dura o PVC no tempo?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

60 anos

Qual o ciclo de vida útil do PVC? O ciclo de vida útil dos produtos de PVC utilizados em construções é longo: ele tem durabilidade média de 60 anos, segundo o Instituto Brasileiro do PVC.

As tubulações instaladas permanentemente expostas à radiação ultravioleta devem ser devidamente protegidas dessas ações. A maneira correta de preparação é: 1º passo: Faça um leve lixamento na parede do tubo. 2º Passo: Aplique tinta esmalte a base d'água.

realizar instalações com desvios e ajustes em excesso; derreter os tubos para emendar um no outro; usar adesivo em excesso para soldar os tubos; problemas relacionados a excesso de pressão e golpes acima das especificações da norma de instalação.

Impermeável. O material do forro de PVC é impermeável e isso faz com que ele seja mais durável do que um de madeira, por exemplo. Além disso, ele pode ser usado em locais úmidos, como banheiro, e resiste a atmosferas salinas (regiões praianas).

Sua duração pode chegar a 80 anos, quando não exposto a componentes corrosivos; Tubos plásticos: geralmente utilizados em construções, os canos de PVC têm uma elevada resistência à corrosão, pois acumula poucos detritos devido a sua flexibilidade. Podem chegar a durar até 45 anos com a manutenção devida.

Ambas as avaliações demonstram que a tubulação de CPVC é extremamente resistente à maioria dos produtos químicos corrosivos. Isso significa que o CPVC pode lidar com sais, cáusticos e ácidos melhor do que metal e outros termoplásticos.

80 anos

Dentre todos os tipos de materiais usados para tubulações, os canos de cobre são os que podem durar mais tempo, chegando a um tempo de vida útil de até 80 anos nas condições certas.

O processo de produção de PVC também libera grande quantidade de poluição tóxica, inclusive dioxinas, que permanecem no ambiente, transpõem grandes distâncias, acumula-se na cadeia alimentar e causa câncer e danos nos sistemas imunológico e reprodutivo.

Outro erro bem comum na instalação é a fixação das placas com preguinhos sem cabeça, este prego somente é usado em forros de madeira, porém é muito comum profissionais usarem ele, onde em um período curto de tempo o forro resseca e começa a se soltar...

Isso é um fenômeno físico, a água existente no ar (umidade) se condensa e se deposita no teto, depois escorre, o PVC é um material impermeável, ou seja não absorve a água, se o forro fosse de gesso ou de madeira isso não estaria acontecendo.

O PEX (Polietileno Reticulado) é uma das alternativas existentes no mercado brasileiro para instalações prediais de água fria e quente. O sistema utiliza tubulações flexíveis de plástico para transportar água para os diversos pontos de consumo de um edifício.

Os Tubos e Conexões unidos através de junta soldável devem ficar, após a soldagem, 01 hora para liberar o fluxo de água, e 12 horas para realizar o teste de pressão. Esse é o tempo de cura necessário para evitar possíveis vazamentos nas juntas.

25 graus Celsius

Apesar de suas vantagens, o tubo de PVC não é adequado para água quente, já que ele suporta no máximo 25 graus Celsius. Há, no entanto, um material chamado policloreto de vinila clorado (CPVC), que suporta temperaturas de até 80 graus e é tão prático quanto o PVC.

Limpe sempre portas e janelas de PVC com produtos neutros – pano macio e detergente líquido pH neutro. Nunca utilize agentes abrasivos como esponjas ou palha de aço ou removedores químicos, cloro e outros.

Por mais que seja menos durável do que o forro de PVC, o gesso possui a seu favor a grande facilidade para manutenção. Já que é fácil e não costuma ser tão constante.

Vantagens do forro de PVC
Composto por materiais 100% recicláveis, o que favorece a preservação do meio ambiente; Apresenta praticidade na execução das obras; O transporte, a instalação e a manutenção do forro de PVC são facilitados devido a sua baixa densidade e simplicidade de montagem; É impermeável e resistente.