Quanto tempo leva para a gengiva cicatrizar após a extração dos dentes?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

De maneira geral, o processo de cicatrização da extração do dente siso costuma levar cerca de 7 a 10 dias. Mas, existem alguns fatores que podem influenciar o tempo de recuperação do paciente. Fumo, diabetes e outras doenças sistêmicas podem prolongar o tempo de cicatrização da extração do dente siso.

Normalmente, durante o período de cicatrização as gengivas podem inchar, além de ficarem avermelhadas. Durante o repouso, o paciente deve tomar alguns cuidados como priorizar a ingestão de alimentos mornos ou frios, evitar fazer esforços físicos e higienizar a região com cuidado.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível. Mas existe um período de evolução onde a aparência da cicatriz sofre alterações físicas típicas de cada fase.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Ad-Muc Pomada oral é um antiinflamatório e antibacteriano que ajuda a cicatrizar feridas nas partes internas da boca, nos casos de gengivite, estomatite e outras inflamações.

Dificuldade para abrir a boca
Se o paciente apresentar sintomas graves, como dor intensa, febre ou pus na área afetada, deve procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal de infecção grave.

Após a extração de um dente, é imprescindível repousar e evitar calor do sol e forno/fogão por alguns dias para não estimular a circulação sanguínea no local operado e, consequentemente, acarretar problemas como sangramento e infecções.

Massa branca após extração de dente, o que é? Alguns pacientes relatam o aparecimento de uma massa branca durante o processo pós-operatório, essa massinha pode ser placa bacteriana que fica acumulada devido à má higienização.

A dor na região depende da forma como o procedimento foi feito, assim como o comportamento de seu corpo com ele. Geralmente, é normal sentir dor forte nos três primeiros dias no pós operatório do siso. Após isso, ela pode se estender de 7 a 14 dias. Caso a dor ultrapasse essa média, procure seu dentista de confiança.

Dicas para uma recuperação mais rápida após uma cirurgia bucal

  • Aplicar frio. ...
  • Tomar medicamentos prescritos. ...
  • Seguir as diretrizes dietéticas. ...
  • Extrema higiene bucal. ...
  • Participação em visitas pós-operatórias.

A recuperação e a cicatrização do enxerto de gengiva
É comum sentir dor na área cirúrgica por um ou dois dias.

Após a extração de um dos dentes permanentes, a boca formará um coágulo sanguíneo no local de onde o dente foi removido. Esse coágulo é vital pois ajuda a proteger as terminações ósseas e neurais na cavidade vazia do dente.

- localização do dente perdido (se um dente da frente foi perdido, normalmente o espaço não poderá ser fechado com aparelho e a melhor opção é colocar um implante, já se for um dente do fundo - como pré-molar e molar, em alguns casos é possível fechar o espaço com o aparelho ortodôntico).

A presença de muito hematoma e de drenagem de hematoma, quando muito hematoma sai no curativo, também deve ser avaliada pelo cirurgião. Quando a região no entorno da ferida operatória está vermelha, quente… esses são sinais que podem ser de infecção. Então, devem ser avaliados pelo cirurgião”.

As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

A fase de maturação ou remodelamento é caracterizada pela deposição organizada de colágeno. É a de maior importância clínica, no processo de cicatrização, pois é quando a ferida recebe maior suporte. Essa fase final se inicia após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Uma dica são as frutas vermelhas, como morango, amora, acerola e cranberry.

Antibiótico / Cicatrizante (12)

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)