Quanto tempo leva para o soro antiofídico fazer efeito?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A eficácia desse soro antiofídico depende de tempo e dose; ele é mais eficaz para a prevenção de lesão tecidual induzida pelo veneno quando administrado precocemente. Ele é menos eficaz se administrado tardiamente, mas pode reverter coagulopatias, sendo efetivo mesmo quando iniciado 24 h após o envenenamento.

Com o decorrer do tempo, as enzimas tóxicas das cobras atuam sobre a fibrina – uma proteína fundamental para se fazer um coágulo –, diminuindo sua quantidade e prejudicando sua qualidade. Logo, começam impedir a coagulação do sangue que corre nos vasos do corpo.

Procurar assistência de um médico veterinário em, NO MÁXIMO, seis a oito horas, para que o animal tome o soro antiofídico (não é o mesmo soro dado aos humanos); Mantenha o animal calmo e evite que ele se movimente muito; Coloque gelo na região da picada para conter o inchaço (às vezes o cão não deixa, devido à dor);

Casos benignos: Aplicar 1 frasco pela via subcutânea do produto já reconstituído. Casos graves: Aplicar 3 frascos ou mais, do produto já reconstituído, pela via subcutânea ou intramuscular ou endovenosa a critério do médico veterinário.

O Soro antiofídico trabalha para neutralizar o veneno que está no corpo do paciente, reduzindo seus efeitos e evitando mais danos.

As complicações mais importantes são infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Não há nada que contra-indique o suco de saquinho, mas o ideal é beber bastante água e suco preferencialmente da fruta. É possível perceber gosto ruim na boca sim.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Sintomatologia: A ação do veneno no organismo apresenta, até seis (6) horas após o acidente, muita dor, edema (inchaço), calor e rubor no local da picada.

A quantidade de veneno inoculado por uma cobra pode variar consideravelmente. Às vezes, uma cobra pode picar sem passar veneno. A mesma dose pode ser repetida 2 vezes, se necessário, para controle inicial dos sintomas, reverter coagulopatia ou corrigir parâmetros fisiológicos.

Trabalhadores de áreas com aumento do risco de infecções do sangue (trabalhadores da saúde, veterinários, policiais, etc): Podem doar depois de 6 a 12 meses a partir da última exposição de risco como picadas mordidas, acidentes perfurocortantes, etc.

Pode ser preciso fazer uma lavagem do estômago com uso de carvão ativado (caso ele tenha ingerido a substância tóxica há pouco tempo), realizar a aplicação de soro (fluidoterapia), além do monitoramento de alguns parâmetros do cão por um tempo (frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão).

Em animais de pequeno porte, desprezar 30 mL do diluente na seringa, reconstituíndo a fração liofilizada com o restante. No momento da aplicação diluir o conteúdo do frasco do produto liofilizado, com o diluente (50mL) da seringa acompanhante. Após reconstituído o produto deve ser aplicado imediatamente.

6 horas e 6 minutos.

Soros antiofídicos de uso veterinário são encontrados em lojas do gênero, mas estes não são recomendados para uso humano.

O soro são substâncias que contém anticorpos prontos para combater uma doença, toxinas ou venenos (de cobra, por exemplo). Ele é utilizado em casos em que o organismo não conseguiria produzir anticorpos específicos a tempo de combater o agente invasor.