Quanto tempo leva para perder a linha por falta de recarga?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Dependendo do plano e operadora, os créditos podem ser usados de 30 a até 180 dias e, passado esse tempo, eles são bloqueados até o cliente fazer uma nova recarga, que será somada aos créditos não usados.

Em outras palavras, se você perder sua linha por mais de sete dias (por cancelamento e transferência a outra pessoa, por exemplo), a senha de acesso ao WhatsApp será dispensada e o novo dono do seu número poderá ativar a mesma conta que antes era sua – incluindo com acesso aos mesmos grupos.

Uma operadora pode bloquear um chipe por falta de recarga ou se clientes pós-pago não pagarem uma fatura. Entretanto, isso não acontece de ... Sim, ela pode cancelar a sua linha pré-paga se você não colocar créditos.

Acesse o site Cadastro Pré via navegador, no celular ou no PC.

  1. Passo 2. Na tela inicial, clique na opção “Consulta”.
  2. Passo 3. Digite o número do seu CPF.
  3. Passo 4. Marque os campos “Não sou um robô” e “Aceito os termos e condições”.
  4. Passo 5. Clique em “Consultar”.

Se ele foi bloqueado por falta de recarga no prazo estipulado pela operadora, você consegue colocar créditos normalmente para desbloquear chip e continuar usando os serviços no seu smartphone. O ideal é fazer a recarga para evitar o bloqueio ou desativação do chip e, consequentemente, a perda do seu número de telefone.

Dicas para saber se um chip foi bloqueado

  1. Falta de pagamento de fatura. Quem tem um plano pós-pago de celular precisa efetuar mensalmente o pagamento da fatura no plano contratado. ...
  2. Falta de recargas no pré-pago. ...
  3. Chip com defeito ou mau encaixe. ...
  4. Fique de olho nos SMS do celular.

Com 15 dias após o primeiro aviso de cobrança, poderá ocorrer o bloqueio parcial, sua internet será reduzida e você não poderá mais fazer ligações. Após 45 dias do primeiro aviso de cobrança, esse bloqueio pode ser total, sem acesso à internet, além de não fazer nem receber chamadas.

O WhatsApp utiliza o número de celular como "usuário". Logo, se você perdeu a linha, você deve cancelar (apagar) a conta do WhatsApp para garantir que nenhuma informação – como mensagens de grupos, por exemplo – seja passada a outra pessoa.

Se você perdeu o chip do celular, mas ainda tem acesso ao WhatsApp, não se preocupe. Afinal, o mensageiro continua funcionando normalmente com Wi-Fi e você pode utilizá-lo para enviar mensagens desde que o app não seja excluído ou tenha a conta removida.

Esse procedimento não oferece nenhum risco técnico para o seu celular ou seus dados, Morgana.

Se não colocar crédito na linha pré-paga até 15 dias da primeira notificação, o consumidor poderá sofrer suspensão parcial do serviço. Após 30 dias da primeira notificação, se não houver recarga, há a suspensão total do serviço e, passados mais 30 dias da suspensão, a operadora pode considerar o contrato rescindido.

Se seu chip pré-pago foi bloqueado por falta de créditos recorrentes, você pode reativá-lo por meio de uma recarga dentro de um prazo de 30 dias após o bloqueio.

Créditos do celular têm validade mínima de 30 dias.

Faça um teste para verificar se é mau funcionamento
Se puder, coloque-o em outro aparelho e faça uma ligação para testar. Caso funcione, o problema pode ser em seu aparelho. Outra maneira de provar o funcionamento é inserir, em seu celular, um chip secundário e testar o funcionamento.