Quanto tempo leva para se formar um câncer de intestino?

Perguntado por: aquarteira7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

É um tumor que se desenvolve lentamente e de forma silenciosa , principalmente, a partir dos 50 anos. Isso porque a formação dos pólipos demora cerca de 10 anos e eles podem se tornar malignos à medida que o tempo passa.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Esta é uma doença tratável e, na maioria dos casos, curável. Mesmo nos casos de metástase, dependendo da extensão, é possível a cura. Com as técnicas modernas de tratamento, 20% dos pacientes metastáticos conseguem a cura. Nos anos 2000, quem tinha câncer metastático vivia cerca de 12 meses.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Os sintomas do câncer de cólon podem ser facilmente confundidos com outros problemas. O sangramento, por exemplo, pode ser atribuído à presença de hemorroidas as dores abdominais podem ter diversas outras causas entre elas hábitos alimentares e síndrome do intestino irritável.

São considerados fatores de risco para o câncer de intestino: idade acima de 50 anos, dieta com alto teor de gordura e baixo teor de fibras, obesidade , sedentarismo e tabagismo. Pessoas que possuem histórico da doença ou casos de câncer de intestino na família precisam ficar mais atentas.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Devido a essa transição entre célula normal e cancerígena, o pólipo precisa ser removido, pois cerca de 30% dos pólipos podem se tornar tumores malignos, caso não sejam removidos. “Mas, não é algo rápido de acontecer. O pólipo pode levar de cinco a 10 anos para tornar-se um tumor maligno.

Fezes pretas ou de cor escura.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Fezes vermelhas e escuras, por sua vez, indicam que o sangramento tem origem mais acima no organismo. Pode ser, por exemplo, devido a colite ulcerativa, Doença de Crohn, ou câncer de cólon.

O câncer colorretal altera o funcionamento do intestino, afetando o seu ritmo sem que haja uma razão aparente. Essas alterações permanecem por um longo tempo, trazendo a alternação frequente entre diarreia e constipação — ou tornando um desses sintomas mais frequentes.

Um câncer de intestino identificado no estágio inicial tem mais de 95% de chances de cura. No estágio mais avançado, a sobrevida gira em torno de 60% em cinco anos. Entre 2019 e 2020, segundo o Atlas de Mortalidade do Câncer do Inca, o DF teve 583 óbitos por câncer de intestino.

Os exames de sangue solicitados para ajudar no diagnóstico de câncer colorretal ou para monitorar a doença são: Hemograma completo. O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.

Câncer de Intestino: Conheça os principais sintomas

  • Sangue nas fezes.
  • Alterações significativas no formato das fezes.
  • Constipação ou diarreia.
  • Inchaço ou dor no abdômen.
  • Perda de peso sem motivo específico.

Durante uma colonoscopia devido a uma íngua, foi detectado um tumor na parte final do intestino, perto da região do ânus, chamado epidermoide. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de intestino é um tumor que se desenvolve no intestino grosso, chamado também de câncer do cólon e do reto.