Quanto tempo leva para secar um rejunte acrílico?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

72h

O tempo de secagem dependerá do tipo de rejunte, já que o cimentício e o acrílico demoram cerca de 72h para secar e o epóxi, apenas 24h.

Para o rejuntamento acrílico, são indicados pisos, paredes, revestimentos cerâmicos e porcelanatos em áreas externas e também para mármores, granitos e pastilhas de vidro e de porcelana. Enquanto isso, o epóxi pode ser aplicado em todas essas condições, além de revestimentos para piscina.

6 horas

Secagem em apenas 6 horas; Uso em áreas residenciais, industriais e comerciais; Pode ser usado em áreas com presença de água, como banheiros, cozinhas, fachadas, lavanderias e saunas.

Todo o tráfego: 3 dias; Liberação para contato com água em piscinas e áreas molhadas: 7 dias após a aplicação; Limpeza rotineira: após 3 dias, com pano limpo, água e detergente neutro.

Após a aplicação, o ambiente deve ficar livre de tráfego e contato com água por 24 horas, sendo recomendado tempo de espera de 48 a 72 horas para iniciar a limpeza do substrato.

Se rejuntar antes das 72 horas do assentamento dos revestimentos o que pode acontecer? Certamente o rejunte ira ser contaminado com a água que contem na argamassa colante, e após estar curado apresentara mancha (Variação de tonalidade).

Após o assentamento, é necessária uma janela de tempo de no mínimo 72 horas para que se possa andar sobre o piso ou aplicar o rejunte. Caso esse tempo de secagem não seja respeitado, o trabalho pode ser estragado, fazendo com que as peças se soltem ou trinquem.

Ele oferece acabamento de textura extra-lisa, é totalmente impermeável, resistente a manchas, não permite que a sujeira grude e evita a formação de fungos e algas. É próprio para rejuntar revestimentos nobres.

Não precisa adicionar água. Ele vem prontinho para você aplicar em áreas internas e externas, em paredes e pisos. Oferecido em 16 cores com acabamento liso. Pode ser usado em cerâmicas, porcelanatos grés, semigrés, retificados ou técnicos, mármores, granitos, pastilhas de vidro e de porcelana.

Rende até 10 m².

Antes de rejuntar, a superfície do revestimento deve ser molhada levemente com água limpa. Isso tornará o processo de aplicação do rejunte mais fácil e o revestimento mais limpo. Em dias quentes e/ou com presença de vento, esse umedecimento é indispensável.

Trata-se de um tipo de rejunte resistente a manchas e fungos e, por isso, não desbotam. A facilidade na limpeza é outro fator que contribui para sua resistência e durabilidade, visto que, diferentemente do rejunte cimentício, ele garante menos sujeira incrustada.

Por que o rejunte solta? Essencialmente há pelo menos duas causas: existência de sujeira nas juntas e dosagem de água inferior à necessária na mistura.

Como essa solução já vem pronta para uso, é recomendado apertar o saco plástico com as mãos para deixar o produto mais macio. Em seguida, corte o canto do saco plástico na largura da junta e torça a extremidade oposta ao furo para aplicar o rejunte e preencher as juntas.

Rejunte manchado: se o problema ocorre logo após o processo de cura e está concentrada em diversos pontos, a probabilidade é de que durante o preparo houve contaminação. Isso pode ser proveniente do preparo da mistura em embalagens não adequadas ou que estão sendo reutilizadas, sem a limpeza ideal.

2- Execução de Pisos
Alguns pedreiros não gostam de executar pisos com clima úmido, pois a argamassa de rejunte fica um pouco comprometida, mas é uma atividade que pode ser executada.