Quanto tempo leva para um pé de mamão dar frutos?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

A produção começa entre 8 e 10 meses após o plantio, produzindo em média 40t/ha/ano.

Como vocês podem ver, as flores fêmeas são mais "gordinhas" e arredondadas, gerando frutos também mais arredondados. Já as flores hermafroditas são mais alongadas e também geram frutos mais alongados e com menos sementes.

O mamoeiro precisa de muita água para crescer e no momento de produzir. A irrigação das mudas deve ser realizada pelo menos duas vezes por dia. Mas ele não tolera encharcamento, então fique bem atento na hora de fazer a irrigação.

O potássio possui grande importância nos estágios de florescimento e frutificação do mamoeiro, pois é responsável por proporcionar frutos maiores, com teores mais elevados de açúcares e sólidos solúveis totais, uma melhor qualidade dos frutos (Embrapa, 2004). Sua adubação junto com o nitrogênio é de grande importância.

O método testado foi de podar o tronco principal a uma altura de até um metro do solo, e deixar ramos laterais na parte superior do tronco, formando uma nova copa, que entra em produção logo em seguida.

Além disso, alta umidade, alta concentração de adubos nitrogenados no solo e genética das sementes, em ocorrência simultânea ou não, podem influenciar no surgimento de flores e, consequentemente, de frutos não desejáveis no mamoeiro.

Para plantar mamão, recomenda-se um terreno plano para otimizar o processo de semeadura e colheita. O solo ideal deve apresentar fertilidade elevada e boa drenagem para evitar encharcamentos. O cultivo de mamoeiro em solo argiloso ou arenoso não é recomendado.

O sistema radicular do mamoeiro é pivotante, atingindo, em solo podzolizado, 1,60 metros aos quatro meses de idade e 3,40 metros aos doze meses, mas aproximadamente 70% das raízes se encontram nos primeiros 30 cm.

A produção começa entre 8 e 10 meses após o plantio, produzindo em média 40t/ha/ano.

As folhas do mamão são repletas de minerais importantes, como o cálcio, o magnésio, o ferro e outros. Além disso, é fonte de antioxidantes flavonoides, ótimos para a imunidade.

A poda dessa árvore não é tão importante quanto a rega e a fertilização. Os mamoeiros geralmente não são podados, mas podem se beneficiar de uma poda ocasional.

Não existem restrições para o período do plantio. A vantagem do mamoeiro é que ele pode ser cultivado em qualquer época, basta que receba irrigação adequada e em qualquer lugar.

O florescimento inicia-se aos quatro meses após o plantio, e as primeiras flores surgem quando a planta apresenta altura de 70 cm a 80 cm. Produz, em média, 100 t/ciclo de produção (dois anos e meio, em média).

O mamoeiro gera bons resultados com a adubação orgânica. Por isso, o pesquisador indica adubos como tortas de mamona e cacau, estercos de gado e galinha aplicados no plantio das mudas em campo.

Culturas para serem consorciadas com mamão
No caso de coberturas vegetais/adubos verdes, as espécies mais recomendadas para o consórcio com o mamoeiro são feijão-de-porco (anual), crotalárias (anuais), calopogônio (perene), amendoim forrageiro (perene) e braquiária ruziziense (perene).

Não misturar termofosfato com adubos nitrogenados (principalmente ureia e adubos orgânicos), para evitar as perdas de N por volatilização. Em solos com pH elevado, não aplicar termofosfato devido à sua reação alcalina.