Quanto tempo leva para uma pessoa ser cremada?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

O tempo de conclusão do processo demora de duas a cinco horas para um adulto de tamanho médio. Após a finalização, os restos constituídos por óxidos de cálcio são recolhidos e incinerados novamente ou triturados, formando um pó fino e esbranquiçado, com cerca de um quilo.

Depois do processo de incineração do corpo normalmente ficam alguns fragmentos ósseos que são triturados no processo de moagem assim formando as cinzas, as cinzas de um corpo cremado normalmente tem a aparência de uma areia grossa e esbranquiçada.

Neste estágio, por conta das bactérias que vivem no intestino do morto, o cadáver passa a inchar, ficar esverdeado e a apresentar um forte odor. Acontece que esses microrganismos começam a digerir as proteínas ali presentes e passam eliminar gases, gerando esse resultado.

PORQUE COLAM A BOCA DO MORTO? Após o óbito, a boca do cadáver pode permanecer aberta. Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada.

2-3 dias: Descoloração aparece na pele do abdômen. O abdômen começa a inchar, devido à formação de gás. 3-5 dias: Veias descoloridas se tornam visíveis e a descoloração avança. 5-6 dias: Os gases incham e formam bolhas na pele do abdômen.

Na cremação, o caixão é queimado? Sim, o caixão é cremado juntamente com o corpo.

O corpo é submetido a uma temperatura de, aproximadamente, 1000º C em um local apropriado, que é desenvolvido de forma específica para essa finalidade. Ao final da ação, restam apenas os fragmentos ósseos, que são, então, triturados para que fiquem perfeitamente uniformes como cinzas.

A verdade é que não existe certo ou errado entre cremar ou enterrar uma pessoa. As duas opções são maneiras dignas de dar adeus a alguém que amamos. Dessa forma, é importante que esta decisão não seja tomada de forma precipitada.

No subsolo, existe a chamada câmara fria, local onde o corpo é mantido resfriado em geladeira até ser cremado. O tempo mínimo de espera é de 24 horas a partir da data do óbito para que o corpo possa ser cremado.

Quando o caixão é aberto, depois de muito tempo, está tudo misturado no meio do barro: a madeira, as roupas, os ossos. A gente cata os ossos que sobraram e coloca dentro de um saco, mostra pra família e, depois, enterra de novo. O saco fica em cima do caixão do defunto novo.

Afinal, o caixão não entra em contato direto com o fogo, mas sim, fica em uma câmara de incineração, onde será submetido a uma temperatura de mais de 1.200 ºC. Isso quer dizer que ao invés de “queimar” e ficar “em chamas”, a madeira do caixão apenas “desmanchará”, evaporando.

Acredita-se que o costume surgiu na Idade Média e era uma forma de garantir que a pessoa estava mesmo morta, antes de enterrá-la.

Sem essa preparação, dificilmente seria possível velar nossos falecidos, porque haveria um risco maior de contaminação das pessoas ao redor, além de que seria preciso lidar com os odores desagradáveis e também a aparência do falecido após horas da morte.

Quando morto o corpo, as bactérias do intestino humano digerem as proteínas e excretam gases diversos com um odor forte e desagradável. Geralmente, depois de 12h a 24h, a temperatura ambiente começa o processo. O corpo libera gases como o metano, cadaverina e putrescina.

Você já se perguntou por que é colocado algodão no nariz e orelhas dos mortos? Esse processo é praticado para que secreções e sangue não sejam liberados durante o velório.

Evitar tocar no morto
Tocar ou mesmo beijar o morto durante o velório, nesses casos, faz mal à saúde sim. E embora seja difícil de controlar os impulsos em um momento de comoção, é importante para a saúde que isso não ocorra. O principal motivo é que todo cadáver possui um potencial infeccioso.