Quanto tempo leva pro NIS atualizar?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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O beneficiário terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios.

Pra saber o número do NIS ou ver se as suas informações estão atualizadas não é mais preciso ir até o Cras. O Ministério do Desenvolvimento Social lançou uma ferramenta online, a Consulta Cidadão, que vai facilitar a vida dos usuários do Cadastro Único.

O governo esclarece que o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver alteração.

a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se alguém da família ou se todos os integrantes não tiverem documentos, não tem problema!

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Confira o passo a passo de como acessar pelo site da Caixa: Faça login acessando a página extrato do FGTS no site da Caixa; Após fazer o login com seu CPF e senha, o número NIS será uma das informações que irá aparecer em seu extrato FGTS.

Quanto tempo demora para o Cadastro Único entrar no sistema? O CadÚnico entra no sistema em até 45 dias depois de feito o pedido. A vantagem de o cadastro ser feito pela prefeitura, é que o acesso se torna mais fácil para a população. Basta apenas ir até o CRAS mais próximo para realizar o seu cadastro .

Prazo de aprovação do Auxílio Brasil
O órgão tem um prazo de 45 dias para dar a resposta sobre a aprovação do benefício. E, para o benefício ser liberado, é preciso haver disponibilidade para que novas famílias sejam incluídas no programa.

“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.

Quanto tempo leva para desbloquear? Normalmente, o setor responsável pela análise dos documentos da família tem 30 dias para informar se o benefício será desbloqueado ou não.

Para atualização é necessário estar logado no Gov.BR. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de Atualização Cadastral por Confirmação. A opção só será apresentada para usuários com perfil de Responsável Familiar que já possuam o cadastro familiar concluído.

Se você e sua família se enquadram em extrema pobreza ou situação de pobreza (renda mensal por pessoa de R$ 105,00 - R$ 210,00), terão acesso ao benefício.

A mensagem 'CPF inconsistente no cadastro NIS' costuma aparecer basicamente por conflitos de dados. Ou seja, ela vai sempre aparecer quando os seus dados cadastrados na Receita Federal não batem com os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O que acontece se não atualizar? A falta de atualização dos dados no CadÚnico pode gerar o bloqueio dos benefícios recebidos e, posteriormente, o cancelamento dos subsídios. E ainda, caso não haja atualização por muito tempo a família poderá ser excluída do CadÚnico a partir de julho de 2023.

O cadastramento é sempre feito por um agente: empresa, prefeitura, órgão de governo, porém a manutenção do cadastro é feita somente pelo próprio inscrito, que deve procurar a CAIXA quando necessitar atualizar seus dados cadastrais, exceto no caso do Programa Auxílio Brasil, em que a atualização é feita na Prefeitura.

É possível atualizar os dados cadastrais? Onde posso fazê-lo? Sim, os dados cadastrais podem ser atualizados. Se for somente no endereço e nos meios de contato, a atualização poderá ser feita pelo telefone, no atendimento ao cidadão, e as demais alterações deverão ser feitas em agência da Caixa.

NIS – Número de Identificação Social: É o número para identificar brasileiros que recebem ou receberam algum benefício do Governo. Inclusive, é o mesmo número do PIS.

Outras formas de Consultar o Número do NIS

  1. Através da Carteira de Trabalho.
  2. Ligando para o número 0800-726-0207, da Caixa Econômica Federal.
  3. No cartão do Bolsa Família ou Auxílio Brasil.
  4. Em alguns modelos de Carteira de Identidade, caso tenha a informação do PIS/PASEP, que é o mesmo número do NIS.

Baixe o Aplicativo do Auxílio Brasil e acompanhe informações sobre o Programa e a situação do seu benefício.

A consulta pode ser realizada pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA Auxílio Brasil pelo telefone 111. Depois digite o seu CPF ou NIS.