Quanto tempo posso deixar a babosa na ferida?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia. Para hidratar o rosto, deve-se aplicar o gel viscoso como uma máscara e deixá-lo agir por 10 minutos.

A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para usar no cabelo e cuidar da pele.

Resumo. A Aloe vera, uma espécie de planta suculenta, popularmente conhecida como Babosa, usada para fins medicinais e estéticos, é notadamente conhecida pelo seu potencial cicatrizante.

1 colher (sopa) de babosa (gel líquido); 3 gotas de óleo essencial de melaleuca. Misture bem os ingredientes e passe bem na pele já limpa; Deixe agir até secar e enxágue com água fria.

A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de aloe vera pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.

Sulfato de cobre e zinco
Pomada de cicatrização antibacteriana muito popular entre dermatologistas, pois acalma e repara a pele após procedimentos dermatológicos - como peeling.

A babosa possui uma vantagem quanto à extração da mucilagem presente na planta, pois não necessita de nenhum tratamento químico específico para conseguir isolar o biopolímero; é necessário apenas retirar a parte verde da folha para obter a parte interna da planta, sendo esse material polimérico a ser estudado.

- Aroeira: ajuda no combate de fungos, como os da candidíase, e é benéfica para o trato urinário. - Aloe vera: “a nossa babosa” auxilia na hidratação e cicatrização do canal vaginal.

Pois, apesar de ser raro, o excesso de tempo de contato do gel pode provocar irritações de pele e olhos.

Mas não há motivos para extrapolar; em apenas 20 minutos, a babosa já é capaz de nutrir e hidratar bem a sua pele e você não precisa pecar pelo excesso. Babosa no rosto coça? Normalmente, não. Se você sentir alguma coceira muito forte ou ardência na pele, remova a máscara imediatamente e procure ajuda médica.

Apesar dos períodos mais prolongados, não é aconselhável dormir com a babosa no rosto. Ainda que ela seja uma forte fonte de hidratação para a cútis, ficar muito tempo com ela pode desencadear algumas reações alérgicas que vão dar efeito contrário ao desejado. De maneira nenhuma utilize a aloe vera como protetor solar!

Quando descascar, raspe esse gel com uma colher de sorvete (é a maneira mais fácil) ou uma colher normal. Coloque esse gel em um recipiente tampado e limpo e coloque na geladeira. Conservando na geladeira, ela pode durar até meses, e seus nutrientes permanecem intactos.

Antes de tudo, abra a folha da babosa com cuidado utilizando uma faca e, com uma colher, retire o gel. Depois, com o rosto bem lavado com um produto de limpeza facial e já seco, aplique o gel. Deixe agir por, no máximo, 15 minutos e, em seguida, remova a substância com água fria, sem esfregar o rosto.

Ele recomenda que, depois de colhidas, as folhas de babosa sejam lavadas e deixadas para secar na posição vertical, de um dia para o outro, justamente para "escorrer" essa substância tóxica amarela.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda.

Aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos, a Camomila usada de forma tópica é excelente para curar e cicatrizar ferimentos e todos os tipos de inflamações.

A babosa possui propriedades que combatem a inflamação, contribuindo para acalmar a pele irritada, reduzindo vermelhidão e inchaço.