Quanto tempo sai o RG Digital?

Perguntado por: emorais7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O processo de implementação do novo RG ainda é recente. Por isso, o governo estipulou um prazo até março de 2023 para que os órgãos comecem a emitir o novo documento. Até porque nem todos os estados estão aptos hoje a emitir o RG Digital, visto que possuem cerca de 10 meses para se adequarem às regras.

Para que você possa tirar o novo RG, será preciso ir às unidades de segurança e institutos de identificação (mesmos locais onde eram feitas as versões antigas). Ao chegar na unidade, você deverá apresentar a sua certidão de nascimento ou casamento. Serão aceitos os documentos impressos ou digitais.

Quais são os prazos do novo RG? Para tirar a nova Carteira de Identidade Nacional: Brasileiros terão até 2032 para tirar o novo modelo do RG.

(Ex: Poupa Tempo SP – Taxa para tirar um RG novo: R$ 41,42.)

Você sabia que desde março de 2020, é crime recusar um documento digital? Se você não sabia, agora está ciente e nós vamos explicar o porque é proibido recusar certidões e documentos digitais.

quanto custa tirar a nova carteira – é de graça; quem não tirar será multado – não; é obrigatório tirar – neste momento, não, mas os atuais RGs perderão validade; quando os atuais RGs perdem validade – 28 de fevereiro de 2032, exceto no caso de pessoas com mais de 60 anos (aqui segue valendo por tempo indeterminado);

Para ter acesso ao documento é preciso ir até a secretaria de segurança pública do seu estado. Todas as entidades já foram obrigadas e gerar o RG Digital de adequando as mudanças de emissão. Para fazer a solicitação, basta comparecer presencialmente apresentando a Certidão de Nascimento ou Casamento.

Para fazer o seu RG único, é necessário ir ao órgão emissor da sua cidade e levar a certidão de nascimento ou casamento. Em seguida, o órgão emissor validará o cadastro com a plataforma Gov.br e irá informar o prazo para retirar a versão física do documento.

Saiba como ter o RG digital no seu celular
Para ter acesso ao documento, o usuário deve baixar o aplicativo no link abaixo, clicar na opção adicionar RG, escanear o QR Code no verso do documento impresso e realizar o reconhecimento facial. Ainda é necessário criar uma senha para acessar o documento digital.

Até março de 2023, todas as Secretarias de Segurança Pública dos estados devem estar preparadas para emitir o documento na versão mais moderna. Ele terá o padrão internacional, ou seja, haverá um QR Code e também contará com a unificação pelo CPF. O RG vai sumir de vez dos documentos.

A solicitação pode ser feita pelo site do IGP. Basta preencher os dados solicitados, fazer o pagamento e aguardar a emissão do documento. Alguns postos disponibilizam o agendamento online. Já outros, somente presencial ou por telefone.

Portanto, caso a identidade esteja mal conservada, rasgada, puída, a pessoa esteja irreconhecível na foto, tenha alterado a assinatura ou o nome em virtude de casamento ou divórcio por exemplo, o documento pode ser recusado.

Olá tudo bem? Em regra o RG digital tem a mesma validade do documento impresso. O banco não poderia se negar a aceitar tal documento. Nesse caso eventualmente seria necessária medida judicial.

Para ter acesso ao RG digital, basta baixar um aplicativo na loja referente ao aparelho celular (Apple Store ou Google Play), e validar o modelo online do documento.

E sim, os documentos digitais já são realidade para a maioria dos brasileiros e conforme a legislação que já está em vigor a versão digital do documento é válida tanto quanto a versão impressa e isso se aplica não só a CNH, como ao CRLV ou CLA.

O documento fica pronto em até duas horas e tem validade de 90 dias, a partir da data de emissão. Na unidade do Poupatempo de Guarulhos, em 2021 foram emitidos 1073 RGs emergenciais.

Quem deve fazer o RG digital? Se você tem até 60 anos, poderá usar seu RG atual até 2032 – seguindo o prazo do Governo Federal de dez anos para a adesão.