Quanto tempo um atleta treina por dia?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Alguns atletas têm 5 horas de treinamento por dia, outros mais do que isso. Geralmente, a programação diária é dividida entre treinamento individual e em grupo, além dos cuidados com a saúde. Muitos jogadores de futebol começam pela manhã antes do café da manhã no estádio e com treinamento físico.

Além de cuidar da alimentação e de se manter longe de alguns maus hábitos, é necessário também cuidar do sono. Isso acontece em função de, via de regra, o atleta ter de acordar muito cedo e ter atividades exaustivas. Além disso, os treinamentos podem ocorrer em dois turnos, por exemplo, o que exige ainda mais do corpo.

Geralmente, esse tempo é de 48 horas. Entretanto, o preparador físico explica que a agenda dos atletas muda conforme o momento da temporada. “Na pré-temporada, por exemplo, são mais exercícios de força com uma frequência maior.

Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.

Bem, a resposta é não. “Não é necessário treinar todos os dias, é recomendável distribuir os treinos de forma equilibrada para não sobrecarregar os mesmos músculos, para que eles tenham uma boa recuperação” explica Mila Toledo, profissional de educação física.

A frequência recomendada é de três a quatro dias por semana, o que favorece dia de descanso entre os de treinamento.

O esportista é aquela pessoa que realiza alguma atividade esportiva, como corrida, musculação, natação, esportes coletivos, sem caráter profissional. Já o atleta é o esportista que apresenta um nível profissional e atinge altos níveis de desempenho, tendo como foco a competição.

As frutas, legumes, verduras, carnes e peixes, além de serem fontes de carboidratos e proteínas, possuem vitaminas e minerais essenciais para o organismo dos atletas.

Um atleta profissional é recomendado reservar de 8 até 10 horas por dia. Diversos treinos por dia exigem mais descanso do seu corpo.

A rotina de treinos pode ser desgastante e repetitiva até que os movimentos sejam naturais e precisos. Tem ainda as constantes lesões, dieta restritiva, e treinos que podem chegar a 12 horas diárias.

24 horas de treinamento – Como é a rotina de um atleta de alto-rendimento. “Todo dia ele faz tudo sempre igual.

Tem sido sugerido que uma sessão de treinamento de resistido (TR) realizada 24-48h antes de uma competição/jogo pode melhorar o desempenho atlético. O objetivo deste estudo foi investigar se uma sessão de TR de potência e baixo volume melhora o desempenho neuromuscular de membros inferiores nas 24 a 48h seguintes.

Desgaste das articulações: A prática muito exagerada e sem orientação de algum profissional pode fazer com que o corpo seja exigido em excesso, e ocorra um desgaste da cartilagem que forma as articulações.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

Afinal, posso treinar se estiver sentindo dor? Se for apenas um desconforto tolerável, aquela sensação de que os músculos “trabalharam”, sim. Caso a dor esteja incapacitante, dê mais um tempo de repouso e evite voltar ao exercício em máxima intensidade antes de diminuir as dores.

Alimentos ricos em açúcar adicionado
Doces e alimentos industrializados que contam com açúcar artificialmente adicionado são alguns alimentos que devem ser evitados. Além de promover o acúmulo de gordura e consequente ganho de peso, os alimentos ricos em açúcar não beneficiam o ganho de massa.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

Treinando todos os dias
Ia ser o mundo perfeito, mas até treinar todos os dias não é recomendado, seu corpo precisa de pelo menos 1 dia descanso, para evitar risco de lesões e em alguns casos overtraining.