Quanto tempo vive um besouro preto?

Perguntado por: oguterres6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Vivem cerca de 2 a 10 meses, mas algumas espécies podem chegar até dois anos de vida, a exemplo de Dynastes tytius. Adultos da maioria das espécies têm hábitos noturnos ou crespúsculares, sendo atraídos facilmente por luzes artificiais durante a noite.

Sintomas: Os adultos se alimentam de folhas e frutos, causando redução da área fotossintética das folhas e perfurações nos frutos, danos que acarretam em redução da produção.

De acordo com a professora da UnB, os insetos, principalmente os besouros, são atraídos pela luz.

Os besouros poderiam ser predados por animais como sapos, lagartos e aves, mas os efeitos da toxina da espécie em predadores ainda são desconhecidos. Pode ser, por exemplo, que a toxina seja mais efetiva num predador que em outro", completa.

Esses insetos desempenham função importante no ciclo da matéria orgânica, já que ao rolar e enterrar as fezes eles adubam a área e auxiliam na decomposição da matéria. Além disso, ao realizarem a “limpeza” nos pastos, eles atuam diretamente no combate a pragas.

longevidade dos adultos pode ser de até 90 dias. na sua fase jovem ! associado ao calor. pelos cascudos (fase adulta do inseto).

A alimentação dos besouros consiste em plantas, madeira, matéria e decomposição, anfíbios e outros insetos, de acordo com espécie.

Os besouros, assim como as borboletas, também passam por uma metamorfose e são conhecidos holometábolos, ou insetos com metamorfose completa. “De modo geral, todos os besouros passam pelas seguintes fases: a fase de ovo, fase larval, fase pupal e a fase adulta.

Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda pode ser responsável por afugentar os insetos.

Eles ficam nas copas das plantas e folhas e ali é como se adormecesse por todo o período de inverno. Mas a realidade é que, com o frio, o metabolismo desses insetos maiores diminui muito e assim eles ficam até que as temperaturas voltem a subir e o metabolismo deles voltem a aumentar novamente.

Na realidade, ele libera uma secreção tóxica que causa queimaduras ao ter contato com o corpo. Conforme o médico dermatologista Mario Timbó não é recomendado esmagar o besouro ao vê-lo sobre a pele de alguém para que não haja a liberação do líquido que causa queimaduras.

A infestação de besouros é comum no começo da primavera. Nesta época, os insetos saem do solo em busca de um lugar para reprodução. "A alta temperatura faz com que eles se reproduzam e que o desenvolvimento deles seja mais rápido. Então, a temperatura regula o tempo de vida destes insetos.

De acordo com os resultados, a pior opção para iluminação exterior foram as lâmpadas incandescentes tradicionais, enquanto que a melhor (e menos atraente para insetos) foi uma luz LED de cor quente – amarela ou laranja – em vez da tradicional azul clara.

Embora sejam praticamente inofensivos e não causem maiores danos a saúde, ao morder uma pessoa, o besouro libera um líquido causa irritação e queimadura na pele humana.

besouro-escorpião

Até agora, só conhecemos um besouro peçonhento em todo mundo, que é o besouro-escorpião.

É um período que normalmente se inicia em outubro e prossegue até fevereiro, mas possivelmente, a partir da segunda quinzena de dezembro, os besouros começam a desaparecer.

De acordo com o site, a explicação mais comum dada por especialistas é algo chamado de “posição de flexão”. Um inseto morto (ou quase morto) não aguenta a tensão em seus músculos da perna, e, naturalmente, caem em um estado de relaxamento. Neste estado, as pernas vão “enrolar”, fazendo com que o inseto vire.

De acordo com o biólogo Guilherme Trivelatto o som é emitido quando o besouro fricciona a borda da asa no abdômen. “Outros grupos de Coleoptera usam o mesmo mecanismo, mas alguns friccionam as pernas traseiras no corpo”, comenta.

É certo que os besouros possuem grande potencial na melhoria da produção do meio onde habitam, pois eles promovem a limpeza das pastagens, destroem larvas de vermes e ovos de moscas maléficos às criações, e também, favorecem o solo incorporando os nutrientes do esterco.