Quantos aeroportos internacionais há no Brasil?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

De acordo com dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Brasil possui 31 aeroportos internacionais e 36 domésticos, que atendem mais de 75 milhões de passageiros/ano.

Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos

Para entendimento rápido, vamos exemplificar o primeiro colocado no ranking, o Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos. A primeira coluna de dados, a esquerda), trás o total de embarques e quanto isso representa, percentualmente, no total geral do Brasil.

Salinópolis (Pará)

Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz

O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz foi eleito o melhor aeroporto do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. O terminal catarinense teve a melhor média de satisfação geral dos passageiros em 2022 entre todas as categorias.

Aeroporto Santos-Dumont

É o primeiro aeroporto civil do Brasil, inaugurado em 1936. No início, a aviação comercial empregava hidroaviões que atracavam no mesmo local.

Além disso, o aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) é, ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), em Campinas, destaque em movimentação de cargas.

Estados Unidos

1. Estados Unidos. De longe, o país com o maior número de aeroportos em todo o mundo é os Estados Unidos, que também tem o maior mercado doméstico do planeta. Segundo a Federal Aviation Administration (FAA), o país conta com 19.633 aeroportos – sendo 14.551 privados.

Aeroporto de Ilhéus
Está sem dúvida na lista de aeroportos mais bonitos do Brasil.

1 – Aeroporto Internacional King Fahd – Arábia Saudita
Com cerca de 780 mil metros no total, a Arábia Saudita leva o prêmio de maior aeroporto do mundo. Em homenagem ao rei Fahd, a construção teve início em 1976, mas, durante a Guerra do Golfo, em 1990, começou a abrigar aeronaves.

O aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, foi o terminal aéreo mais movimentado do Brasil em 2022, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Mantendo suas posições desde 2021, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta (ATL, 93,7 milhões de passageiros, +23,8%) está no topo do ranking de 2022, seguido pelo Aeroporto de Dallas Fort Worth (DFW, 73,4 milhões de passageiros, +17,5%), Aeroporto de Denver (DEN, 69,3 milhões de passageiros, +17,8%) e ...

Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta

Mantendo suas posições desde 2021, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta (ATL), com 93,7 milhões de passageiros (+23,8%), está no topo do ranking de 2022, seguido pelo Aeroporto de Dallas Fort Worth (DFW), com 73,4 milhões de passageiros (+17,5%).

O Aeroporto El Dorado de Bogotá tornou-se o primeiro aeroporto da América do Sul e o segundo aeroporto da América Latina com maior tráfego de passageiros, movimentando mais de 35,5 milhões de pessoas em 2022, superando o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos no Brasil em quase um milhão.

Aeroporto de Fortaleza

O Aeroporto de Fortaleza lidera a movimentação de passageiros internacionais no Nordeste, com um aumento de 241% em 2022 na comparação com 2021.

aeroporto de Congonhas

Com casos trágicos no currículo, não é novidade que pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, dá certa aflição. Tem quem prefira, sem questionar, pousar direto em Guarulhos, mesmo com a distância do centro da capital paulista. Não à toa, ele é citado entre os aeroportos mais perigosos de pousar do mundo.

O voo mais longo internacional saindo do Brasil liga SP a Dubai. São 14h10 para 12.218 km com a Emirates. O 2º lugar também parte de SP, mas com destino ao Catar com a Qatar Airways. Os 11.852 km são feitos em 13h40.