Quantos amigos é bom ter?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 9 votos

Novo estudo mostra que um círculo social com dois a três amizades íntimas é o ideal, mas um bom parceiro já impacta fortemente na saúde mental. Uma discussão contínua e que se tornou mais controversa durante a pandemia é sobre quantos amigos devemos ter.

Estudo sugere que seres humanos podem ter no máximo 5 'melhores amigos' De acordo com um estudo do antropólogo britânico Robin Dunbar e seu time de pesquisadores da Universidade de Oxford, o tamanho do cérebro dos primatas tem uma estreita relação com o tamanho dos grupos sociais que eles conseguem formar.

Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, liderado pelo zoólogo, antropólogo e psicólogo britânico Robin Dunbar, mostrou que, durante a pandemia de coronavírus, o ser humano precisou redesenhar o mapa das conexões. E o resultado surpreendeu ao mostrar que cada pessoa tem apenas cinco amigos.

Número 1. Em geral, você é o tipo de pessoa responsável por organizar os eventos, já que cuida de todos os detalhes para que ocorra tudo bem. Como é muito entusiasmada, transmite motivação para as outras pessoas buscarem os seus objetivos. Também não lhe falta disposição para ajudar quem precisa.

Quanto menos amigos você tiver melhor, principalmente aqueles que só se aproximam de você por interesse, esses são vários que podem estar disfarçados com intuito de te prejudicar, esses que muitos acham que são seus amigos porém são apenas escorpiões prontos para te envenenar.

De acordo com o MIT Technology Review, nosso cérebro só é capaz de ter até cinco melhores amigos por vez. E esse estudo é antigo, viu? No início dos anos 90, o antropólogo britânico Robin Dunbar notou uma relação entre o tamanho do cérebro de um primata e quão grande seus grupos sociais eram.

talvez esse fato tenha algum tipo de custo psicológico.
É verdade que cada pessoa é diferente e há aqueles para os quais bastará o vínculo familiar ou do companheiro ou companheira. Outros podem até se sentir realizados na sua própria solidão. No entanto, isso não é normal nem recomendado.

O limite está sempre pautado no respeito, pois é preciso entender até que ponto se pode falar, solicitar ou interferir. Saber ouvir, abraçar acaba sendo o comportamento mais adequado, desta forma a amizade só tende a crescer”, explica Luciana. É muito comum criar-se expectativas na construção de qualquer relação.

A falta de amigos também pode estar associada a uma autoestima baixa na qual a pessoa tem uma imagem distorcida dela própria. Isso pode fazer com que não se esforce para socializar com pessoas por estar se comparando com elas o tempo todo ou por se sentir inferior.

Melhora geral na saúde. Durante um estudo de 10 anos na Austrália, cientistas concluíram que pessoas mais idosas com um amplo círculo de amigos tinham 22% menos chance de morrer durante o estudo em comparação com os indivíduos com poucos amigos. E os benefícios a longo prazo são ainda maiores.

Existem vários tipos de amigos, tem aquele que cuida da gente disposto a nos ouvir 24 horas por dia, tem aquele que nos faz rir, tem aquele que a gente finge esquecer que algum dia já mexeu conosco, mas na realidade, cada gesto dele nos faz suspirar, tem aquele que amamos mais temos consciência que nunca o teremos, tem ...

Cachorro. Não é à toa que os cachorros são chamados de melhores amigos dos seres humanos. Ainda que cada raça tenha um comportamento próprio, trata-se de um animal com grande capacidade de criar relações afetuosas entre eles e com outras espécies.

Laranja

Laranja é considerada a cor da amizade e da família.

Significado de amg: Abreviação da palavra AMIGO ou AMIGA nas interwebs.

Significado de cara de poucos amigos: Mal-humorado, sem vontade de falar com ninguém.

A amizade não se mede em dias, meses ou anos, mas em atitudes, em gestos e afinidades.

Seja compassivo consigo mesmo.

  • Lembre-se de que a sensação de solidão é apenas isso, uma sensação. Ela não compõe a sua identidade.
  • Pense em como trataria uma pessoa importante para você se ela estivesse sofrendo e trate-se do mesmo modo. ...
  • Congratule-se sempre que possível.

Pesquisas mais recentes confirmam e lançam novas luzes sobre a importância do contato presencial e frequente com esses amigos próximos. A principal conclusão é que é positivo passar tempo com eles fazendo qualquer coisa, mesmo não fazer nada. A amizade é em primeiro lugar uma experiência emocional, não intelectual.

Os amigos ajudam a reduzir o estresse
Os amigos nos ajudam a reduzir essa tensão. O simples fato de ter um espaço de comunicação desinteressado reduz o estresse. O sentimento de apoio prestado pelos amigos reduz a ansiedade. Então, eles nos ajudam a gerenciar o estresse e aliviam as suas consequências.

8 maneiras de fazer mais amigos

  1. Esteja disposto a conhecer pessoas novas. A primeira dica é a mais importante! ...
  2. Seja você mesmo. ...
  3. Saiba que tipo de pessoas te fazem bem. ...
  4. Conheça lugares novos. ...
  5. Faça coisas que você ama e desenvolva hobbies. ...
  6. Demonstre que se importa. ...
  7. Ouça a outra pessoa. ...
  8. Mantenha contato.