Quantos anos de serviço para se tornar efetivo?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Também é requisito para ganhar a estabilidade que o servidor tenha cumprido pelo menos 20 anos de efetivo exercício no serviço público até a data de promulgação desta emenda à Constituição, caso seja aprovada pelo Congresso.

aprovação no concurso público; nomeação e posse para cargo efetivo; execução das atividades e funções pelo prazo de 3 anos, período em que terá avaliações de desempenho durante o estágio probatório.

O empregado convencional é um efetivo da empresa e tem uma carteira assinada, com regime de trabalho gerenciado pela CLT. Isso significa que ele tem acesso a diversos direitos trabalhistas, como salário, contribuição para o INSS, FGTS, 13º salário e férias.

Cargo efetivo é aquele que pode ser exercido somente por meio de aprovação em concurso público (de provas, ou de provas e títulos).

O ingresso no quadro de pessoal efetivo de uma prefeitura depende de aprovação prévia em concurso publico de provas, ou provas e títulos, considerando a natureza e a complexidade do emprego. A partir desse momento você se tornará um funcionário público.

Atualmente, a garantia de estabilidade para servidores sem concurso é válida somente para aqueles que estavam em atividade em 5 outubro de 1988 – data da promulgação da Constituição – e ocupavam o cargo há pelo menos cinco anos.

Quando o empregado fica afastado por mais de 15 dias por acidente do trabalho ou por doença adquirida no trabalho ele tem direito a um período de 12 meses de estabilidade. Esta é a previsão do art. 118 da Lei 8.213/91. Ou seja, dentro de um ano o empregador não poderá demiti-lo.

Trabalhadores que sofreram acidente de trabalho ou que tiveram algum prejuízo à saúde em decorrência direta ou indireta ao trabalho, têm direto a estabilidade no emprego durante 12 meses, depois do término do auxílio-doença (acidentário), segundo Art. 118 da Lei nº 8213/91 .

Há distinção entre a estabilidade e a efetividade, sendo estes institutos distintos e destinados a diferentes finalidades, de modo que a estabilidade está para o servidor; e a efetividade está para o cargo, ou seja, a efetividade é pressuposto para a estabilidade e não o inverso.

Servidor Efetivo
É aquele servidor aprovado em concurso público. É o servidor aprovado em concurso público para ocupar cargo efetivo dentro da estrutura da Administração Público, adquirindo estabilidade após cumprimento do período de estágio probatório.

Entenda os requisitos para prestar concurso público

  1. Ser brasileiro;
  2. Estar em gozo dos direitos políticos;
  3. Estar quite com as obrigações eleitorais;
  4. Estar quite com as obrigações militares (para o sexo masculino);
  5. Ter 18 anos na data da nomeação;
  6. Comprovar aptidão física e mental.

Contrato efetivo
Ou seja, o trabalhador deve ter sua carteira de trabalho assinada e por isso, tem os direitos do 13º salário, FGTS, INSS e férias, assim como está apto para cumprir horas extras, de acordo com os critérios trabalhistas e receber as verbas rescisórias em caso de desligamento.

O Artigo 4º versa sobre o período de trabalho mantido pelo funcionário: “Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.”

Conforme previsto pela Constituição Federal em seu Art. nº 95, inciso I, os cargos vitalícios são ocupados por magistrados, servidores do Ministério Público e Ministros do Tribunal de Contas da União.

Servidor estatutário, efetivos ou de carreira
Esse tipo de servidor é admitido após aprovação em concurso e estão presentes comumente em órgãos de direito público: seja para os estados, DF, município e a própria União, além de autarquias e fundações. A grande diferença e vantagem desse regime é a estabilidade.