Quantos corações uma barata tem?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Brincadeiras à parte nas curiosidades sobre baratas, sim, a barata tem um pequeno coração em seu abdômen. Ele parece um tubo e é responsável por transportar o sangue para todo seu corpo.

Às vezes pode fingir-se de morta para fugir de seus predadores ou caçadores.

A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.

Baratas podem, sim, ser consideradas inteligentes. A seu modo, elas raciocinam, arquitetam táticas de fuga e, no mais das vezes, conseguem escapulir. Em seu elogio ao tirocínio do esperto inseto que, além de tudo, “avoa”, Lucia Santaella não nos lança uma reles anedota com fins didáticos.

Confira algumas dicas caseiras para afastar as baratas de sua casa

  • Folhas de louro: Espalhe folhas de louro nos lugares onde as baratas aparecem — principalmente em locais escuros, úmidos e quentes. ...
  • Eucalipto e alecrim: ...
  • Solução de água e sabão: ...
  • Álcool em gel: ...
  • Bicarbonato e açúcar:

As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela.

As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.

Embora não sejam tão característicos quanto os olhos de libélulas ou moscas, os olhos das baratas são compostos e feitos de células fotorreceptoras chamadas omatídeos. Um anel duro chamado esclerita ocular cerca os fotorreceptores. Graças a essa estrutura composta, as baratas enxergam o mundo como um mosaico.

Ela é um inseto nocivo à saúde em função de sua capacidade potencial de transmitir doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes insetos são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarréia.

-Cheiro: as baratas emitem um cheiro característico muito parecido com farinha estragada e mofo. Esse odor vem do próprio corpo delas e de sua urina. Sim… baratas urinam por onde passam.

4- Elas podem passear pela sua boca enquanto você dorme.
As baratas têm o hábito de roer os lábios das pessoas enquanto elas dormem para colher restos de alimentos. O hábito em si já causa embrulho no estômago, acrescente ainda o fato de que as baratas podem transmitir várias doenças.

Sim, elas podem “morder”gente viva (que está dormindo) – sempre nas extremidades: dedão e sola dos pés, unhas e palmas das mãos. Também há relatos de baratas que comem cílios.

As baratas respiram através de estruturas chamadas espiráculos. Poros localizados na lateral de seu abdômen. Em contato com inseticidas, esses poros se fecham e a barata na tentativa desesperada de respirar vira de barriga para cima na tentativa de puxar o ar, e se possível se recuperar da ação do veneno.

A barata d'água possui pernas raptoriais, ou seja, adaptadas para pegar suas presas. Após a captura, o inseto usa suas peças bucais perfurantes-sugadoras para injetar uma saliva digestiva venenosa em suas presas — que possibilita que o animal sugue os restos liquefeitos.