Quantos dias de atestado para dor de dente?

Perguntado por: mnovais4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Não há nenhuma determinação na lei que estabeleça, em geral, o prazo de apresentação do atestado médico.

O capítulo relacionado à doenças bucais do CID-10 vai do K00 a K03. 1, já o CID odontológico é mais extenso, indo do K00 até o K14. 9. São milhares de doenças classificadas e, é claro, não é necessário decorar tudo isso!

Se você está com um dente doendo muito, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. Porém, para quem não tem um plano odontológico, o único caminho é buscar um hospital comum. Nesse caso, o problema será apenas amenizado, não tratado.

Em relação ao problema dentário, consta na legislação que o cirurgião dentista pode atestar falta ao trabalho, no setor da sua atividade profissional. Se a incapacidade for outra, o empregado terá que procurar um médico que avalie o caso para decidir se é passível ou não de atestar a ausência ao trabalho.

Porém, a apresentação de atestados médicos, desde que legítimos e emitidos por médico devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina, deve ser aceito pelo empregador e denotam que o empregado está doente e não deve trabalhar.

O cirurgião-dentista tem aptidão e competência para atestar se o paciente deverá ou não permanecer em repouso, bem como, a quantidade de dias necessários. Lembrando que somente médicos e cirurgiões-dentistas podem oferecer abono de falta ao trabalho.

“Na maioria dos casos, de um a dois dias de repouso são o suficiente”, indica a especialista. Além disso, também se recomenda evitar a exposição ao sol e atividades físicas por, no mínimo, 5 dias.

Quantos dias de atestado após extração dentária
Em geral, o cirurgião dentista pode recomendar um período de repouso de um a três dias. Entretanto, em casos mais graves ou complexos, o profissional pode sugerir um período de afastamento estendido por uma semana ou mais.

Para justificar falta por motivo de saúde, com atestado até de 3 dias, você pode abrir um Processo SEI e encaminhá-lo à Coordenadoria de Saúde e Assistência (CSA).

CID 10 - K08 - Outros transtornos dos dentes e de suas estruturas de sustentação - iClinic.

Sobre o repouso, Sofia conta que não é exigido: “O paciente pode exercer as atividades normais do seu dia a dia, exceto com relação à mastigação de alimentos duros, por exemplo”, cita a endodontista, que esclarece: “O consumo de alimentos duros e consistentes é evitado após o tratamento de canal pois, enquanto o dente ...

As UPAS atendem casos de infecção dentária, dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias, conhecidas como coroas, e casos de pequenos traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas.

Pessoas que têm sinais de alerta e aqueles com inchaço ao redor dos olhos devem ir ao hospital imediatamente. Pessoas que não têm sinais de alerta, mas que tenham inchaço sobre a mandíbula, dor muito forte ou drenagem de pus da base de um dente devem ir ao dentista o quanto antes.

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.