Quantos dias devo tomar o xarope acetilcisteína?

Perguntado por: ucapelo . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Acetilcisteína adulto 40 mg/mL Dose de 600 mg (15 mL), 1 vez ao dia, de preferência à noite. A duração do tratamento é de 5 a 10 dias, não desaparecendo os sintomas procure um médico.

Acetilcisteína deve ser administrada somente por via oral e não deve ser diluída. Para crianças com 2 a 4 anos, o indicado é tomar uma dose de 5ml de duas a três vezes ao dia. Acima dos 4 anos, a dose pode ser de 5ml de três a quatro vezes ao dia, ou a critério médico.

Ele é utilizado para amenizar a tosse e secreções respiratórias causadas por diversas inflamações, como pneumonia e bronquite. Sua composição é comercializada como xarope pediátrico e adulto, e em forma de granulado (pó), ingerido como efervescente.

Acetilcisteína não deve ser administrada concomitantemente com fármacos antitussígenos, pois a redução do reflexo da tosse pode levar ao acúmulo de secreções brônquicas. A administração concomitante de nitroglicerina e acetilcisteína tem mostrado hipotensão significante e aumento da dilatação da artéria temporal.

Adultos e crianças acima de 2 anos podem tomar Clobutinol e Doxilamina. A dose é recomendada conforme a idade de cada paciente. Os medicamentos, como o Fluimucil e Acetilcisteína, não são indicados para a tosse seca persistente. Eles deixam o catarro mais líquido contribuindo para a sua eliminação.

Diferença entre xarope antigripal e xarope expectorante
Dessa forma, a principal diferença entre xarope antigripal e outros xaropes, como expectorantes, é que esses últimos têm ação mais direcionada ao alívio da tosse, sem atuar contra os outros sintomas das gripes e resfriados.

Hipersensibilidade, cefaleia, zumbido nos ouvidos, taquicardia, vômito, diarreia, estomatite, dor abdominal, náusea, urticária-rash, angioedema, prurido, pirexia (aumento da temperatura corpórea) e hipotensão.

Este medicamento é indicado para o tratamento da congestão nasal causada por rinites (agudas e subagudas) alérgicas e vasomotoras, rinites crônicas, principalmente com secreção mucosa mucopurulenta e/ou presença de formações mucocrostosas e para o tratamento de sinusites (agudas e crônicas).

A acetilcisteína é um medicamento expectorante que serve para aliviar a tosse e secreções respiratórias provocadas por diferentes razões, como pneumonia e bronquite. É vendido como xarope pediátrico e adulto, e em forma de granulado (pó), ingerido como efervescente.

Cisteil 120mg/g, envelope com 5g de granulado para solução de uso oral.

Alguns dos xaropes expectorantes: Expec®, Fluimucil®, Bisolvon®, Melagrião® e Mucosolvan®. Supressores: buscam suprimir a tosse em si e são particularmente indicados nos casos de tosse seca e irritativa. Alguns dos xaropes supressores: Benalet®, Benatux® e Bisoltussin®.

Uma solução rápida na presença dessas secreções é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico. Chás e bebidas quentes também aliviam a tosse, sendo ainda mais benéficos quando levam ingredientes com propriedades anti-inflamatórias, como o mel.

XAROPE 44E® para tosse seca e com catarro
O xarope para tosse 44E de Vick contém um antitússico que ajuda a controlar a tosse (bromidrato de dextrometorfano) e um expectorante (guaifenesina) que ajuda a expulsar o catarro.

O uso de carvão ativado pode reduzir o efeito de Acetilcisteína. Dissolução de formulações de acetilcisteína com outros medicamentos não é recomendada.