Quantos dias pro ponto fechar?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em quantos dias posso tirar os pontos? De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

A deiscência geralmente ocorre nos primeiros dias de pós-operatório. Na maior parte das vezes a complicação só se torna clinicamente óbvia entre o 5º. e o 10º dia, quando, após a retirada dos pontos, a pele se abre espontaneamente como um “zíper”.

Os pontos devem ser limpos com água corrente e sabão neutro, além de manter a região bem seca, usando gaze ou uma toalha limpa, evitando também a exposição solar da ferida. Há casos onde também é prescrito o uso de pomadas, mas fora esses casos, é importante que não se use medicamentos tópicos sem prescrição.

Terapia por pressão negativa. Popularmente conhecida como terapia a vácuo, a terapia por pressão negativa é um dos tratamentos de melhor custo-benefício para aceleração da cicatrização de feridas. A técnica consiste em aplicar dispositivos que visam criar uma sucção no leito da ferida para ajudar na cicatrização.

Uso de curativo
Usar uma cobertura sobre a ferida é uma das melhores maneiras de fazer com que ela feche mais rapidamente. Não só ela ajuda a proteger o local de algum outro trauma acidental como ela evita que a ferida seque.

Então, para saber se a laceração inflamou, atente-se aos seguintes aspectos:

  1. vermelhidão ao redor dos pontos;
  2. inchaço;
  3. sensação de que o local está mais quente;
  4. dor;
  5. por vezes, febre alta;
  6. odor ruim no local.

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

Se for necessário lavar a ferida operatória, isso pode ser feito com soro fisiológico ou com água e sabão. Não use pomadas ou cremes no local sem o conhecimento do seu médico.

5 – Após a lavagem da ferida com pontos, é imprescindível secar bem toda a zona porque a umidade dificulta a cicatrização da ferida. Use uma toalha limpa exclusiva para secar a ferida com pontos ou uma gaze estéril.

Os pontos não garantem 100% que bactérias não atingirão o local ferido. Mesmo com eles, microrganismos podem entrar na região caso não esteja limpa e bem cuidada. Até mesmo durante a cirurgia, se os instrumentos médicos não estiverem devidamente higienizados, pode ocorrer a infecção ou a inflamação da lesão.

Deiscência é grave? A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização.

Marca

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)

A abertura dos pontos é uma complicação considerada rara, mas que pode ocorrer em diversos tipos de cirurgia, em especial no abdômen (abdominoplastia ou cesariana) e nos seios (mamoplastia).

É normal sair secreção após a cirurgia? É completamente normal sair secreção após a cirurgia quando a mesma possui um aspecto translúcido, levemente amarelado e inodoro, sendo chamado de seroma. Esse líquido faz parte do processo natural da cicatrização, podendo ser absorvido pelo próprio corpo ou drenado.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.