Quantos elétrons tem cada família?

Perguntado por: rgodinho9 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 2 votos

*Família 15: Possuem todos 5 elétrons na última camada eletrônica; *Família 16: Possuem todos 6 elétrons na última camada eletrônica; *Família 17: Possuem todos 7 elétrons na última camada eletrônica; *Família 18: Possuem todos 8 elétrons na última camada eletrônica.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.

Os elementos representativos, segundo a recomendação da IUPAC, pertencem aos grupos ou famílias 1,2,13,14,15,16,17 e 18.

Elementos químicos pertencentes a família 1A
Esse grupo é formado por seis elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr). Possuem esse nome porque, ao reagirem facilmente com a água, formam os hidróxidos, substâncias consideradas básicas ou alcalinas, liberando o hidrogênio.

Famílias “A” da Tabela Periódica e sua distribuição eletrônica

  • IA- Metais alcalinos.
  • IIA- Metais alcalinoterrosos.
  • IIIA- Família do boro.
  • IVA- Família do carbono.
  • VA - Família do nitrogênio.
  • VIA- Calcogênios.
  • VIIA - Halogênios.
  • VIIIA - Gases nobres.

Boro

Família do Boro, ou família IIIA, é o termo utilizado em referência aos elementos químicos localizados no grupo 13 (13ª coluna vertical) da tabela periódica, a saber: Boro (sigla B, cujo número atômico é 5) Alumínio (sigla Al, cujo número atômico é 13)

Camada de Valência: 2s2 2p2, o carbono possui 4 elétrons na camada de valência.

Distribuição eletrônica em camadas
Os elétrons se organizam e distribuem-se pelas camadas eletrônicas, estando uns mais próximos do núcleo e outros mais distantes. Então, surgiram as 7 camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P e Q), as quais são representadas pelas linhas horizontais numeradas de 1 a 7 na tabela periódica.

As famílias da Tabela Periódica são as sequências verticais da tabela e reúnem elementos químicos com propriedades químicas similares. Tais similaridades se devem à presença de iguais quantidades de elétrons de valência para os elementos agrupados em uma mesma família.

Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres.

O número de elétrons que cada órbita de um átomo possui e sua estrutura eletrônica pode ser descrito pela configuração eletrônica. O número de elétron que cada subnível comporta é: s = 2 elétrons; p = 6 elétrons; d = 10 elétrons; f = 14 elétrons.

A Tabela Periódica dos elementos químicos é organizada em colunas verticais, chamadas de grupos, e linhas horizontais, os períodos. Períodos (linhas horizontais): variam de um a sete e indicam diretamente quais camadas da eletrosfera de um elemento estão ocupadas por elétrons.

Calcogênios são os elementos do grupo 16 da Tabela Periódica. Esse grupo também é conhecido como família do oxigênio.

Gases Nobres

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, que são: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.

Os calcogênios são elementos químicos localizados na família VI A da Tabela Periódica e possuem seis elétrons na camada de valência. Denominamos de calcogênios todos os elementos químicos pertencentes à família VI A ou grupo 16 da Tabela Periódica.

Os metais alcalinoterrosos são os elementos que compõem a família IIA ou grupo 2 da Tabela Periódica. Os elementos desse grupo receberam o nome alcalinoterroso porque são encontrados em vários minerais presentes na terra, além de formarem com muita frequência substâncias básicas.

Metais alcalinos terrosos- coluna 2 = Família IIA --> berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e rádio.

Os gases nobres, também chamados de "gases raros", compõem os elementos do grupo 18 (família 8A) da tabela periódica. A principal característica dos gases nobres é a dificuldade que eles possuem de se combinar com outros átomos.

Os períodos e as famílias da Tabela Periódica são, respectivamente, as colunas horizontais e verticais nas quais os elementos químicos estão organizados.