Quantos gigantes estavam com Golias?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O grande lance aqui então, era que Golias tinha mais quatro irmãos e com Golias cinco, a saber: Isbi-Benobe, Safe, Lami, e um "Homem de alta estatura". Todos estes eram gigantes e filhos do Gigante Rapha que morava em Gate.

Aquelas cinco pedras podem ser comparadas a cinco tipos de sentimentos ou motivações de Davi. Apenas uma foi usada e as outras ficaram. Do mesmo modo temos muitas armas para vencer nossos problemas e devemos escolher como nos defender corretamente.

“Davi pega cinco pedras, e muita gente pensa que é porque, se ele errasse uma, tinha mais quatro. [Mas] não, outros textos da Bíblia vão indicar que havia outros quatro gigantes que eram irmãos de Golias. Então, provavelmente Davi pegou cinco pedras para matar os cinco em nome do Senhor”.

Todavia, Davi não teve medo porque acreditava no poder de Deus. Portanto, não podemos nos esquecer de que, no poder do Senhor, podemos matar todos os gigantes que nos afligem. Também, como os soldados israelitas, hoje, muitos soldados do exército de Cristo andam desanimados.

Ele é descrito como tendo seis côvados e um palmo de altura (2,92 metros), tendo em sua cabeça um elmo de bronze, e usando uma couraça de escamas de bronze pesando cinco mil siclos (57 kg), com grevas de bronze sobre suas pernas e um Dardo de bronze entre seus ombros.

Então a cereja do bolo aqui é que Davi não estava ali para matar somente Golias porque certamente seus irmãos também estavam no acampamento. Ele foi determinado a matar os cinco gigantes, mas a regra era que quem matasse o outro ganharia a batalha, então, não precisou usar as outras pedras.

Dessa maneira, o gigante teria algo entre 2,38 metros e 3,46 metros.

Angústias, necessidades de várias ordens, situações e pessoais lamentáveis são gigantes que nos afrontam no dia a dia. Um gigante que nos atemoriza e quase sempre está presente é o medo, outros deles são a inveja, o orgulho, os vícios.

Lami (Lahmi) é um personagem bíblico (um gigante) irmão de Golias. Em Crônicas 20:5 diz-se que foi morto por Elanã, filho de Jair e que o eixo de sua lança era como um feixe de tecelão.

(continuação) “E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.

David pegou cinco pedras lisas e as colocou em um saco, pegou sua funda e o cajado de pastor e foi enfrentar Golias.

21 anos de idade

Davi era um jovem comum, e segundo alguns cronologistas, ele não tinha mais que 21 anos de idade quando lutou com Golias. Davi tomou conhecimento do desafio de Golias quando foi enviado por seu pai para levar suprimentos ao acampamento de Israel. Os irmãos de Davi estavam no campo de batalha.

Saul tira a própria vida após a morte de Jonatas e deixa o trono para Davi.

Husai é uma forma abrevida do nome hebraico Hasabias. Este nome significa "Jeová, Deus tomou em conta". Era um leal amigo arquita do Rei Davi, que ajudou a frustrar a rebelião de Absalão.

Primeiro porque o peso dos equipamentos de guerra, com os quais não estava acostumado, eliminaria toda sua mobilidade e capacidade de luta. Ao invés de ser um meio que facilitaria a vitória, a armadura e as armas tradicionais e equivalentes às que Golias usava anularia suas habilidades.

4 Então saiu do acampamento dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era aGolias, de Gate, que tinha de altura seis bcôvados e um palmo.

Depois da morte de Golias, o rei Saul nomeou Davi como chefe dos homens de guerra. Ele era estimado por toda a tropa e também pelos ministros de Saul.

A lança que Golias utilizava pesava aproximadamente 15 kg, sendo a ponta da lança pesando 7 kg e a haste que pesando 8 kg.

A prova disso é que o texto bíblico informa o peso dos equipamentos de guerra de Golias. Sua couraça pesava cinco mil siclos de bronze, o que equivalia algo próximo de sessenta quilos.

A bíblia relata que Davi era ruivo e de baixa estatura. De acordo com a cultura da época, pessoas como Davi eram excluídas e, por isso, não comiam junto com a família, não entravam pela porta da frente e também não dormiam dentro de casa.

A Bíblia apresenta Golias como um “campeão dos filisteus”, um gigantão arrogante, vindo da cidade de Gate, com seis côvados e um palmo de altura (2,83 metros).