Quantos Grammy Caetano Veloso tem?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Vencedor de 13 Grammy Latino, Caetano Veloso nunca havia ganhado um troféu de Gravação do Ano antes.

Em 27 de dezembro de 1968, Veloso e o parceiro Gilberto Gil foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas.

Roberto Marinho

Em 1968, Roberto Marinho recebeu vencedores do Festival Internacional da Canção em sua casa no Cosme Velho. Os versos de Geraldo Vandré, conhecidos como um manifesto contra a ditadura militar (1964-1985), fazem parte de uma das músicas concorrentes do III Festival Internacional da Canção (FIC).

Olivia Rodrigo levou as estatuetas de Revelação do Ano, Álbum Pop e Performance Pop. O duo Silk Sonic — formado por Bruno Mars e Anderson .

Outros brasileiros como Roberto Carlos, Milton Nascimento e Caetano Veloso, já receberam a tão cobiçada estatueta de gramofone desde a década de 1960, quando a premiação foi criada.

Sérgio Mendes é outro brasileiro que se destaca no Grammy, com seis nomeações solo, venceu em 1993 a categoria Melhor Álbum de World Music, por seu trabalho Brasileiro. O artista brasileiro foi nomeado outra vez com o grupo Sérgio Mendes & Brasil '66, na categoria Melhor Performance Pop por uma Dupla ou Grupo, em 1968.

A 65ª edição do Grammy e a cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Gravação dos Estados Unidos aconteceu na arena Crypto.com de Los Angeles no domingo, dia 5.

Em Novembro de 1967, no auge do Tropicalismo, Caetano lançou uma música chamada “Alegria, Alegria” que tinha como objetivo driblar a censura imposta pela ditadura militar com uma letra que falava sobre liberdade, em um momento em que grande parcela da classe artística se sentia aprisionada.

Caetano é "Òdàrà", palavra yorùbá atribuída a Exu, Orixá da comunicação, que significa: "aquele que proporciona felicidade".

“Depois de passar quatro meses confinados em Salvador, Gil e eu fomos convidados a deixar o país”, escreveu Caetano em seu livro Verdade Tropical. Eles foram autorizados a fazer um show (que ganharia o nome de Barra 69) para arrecadar fundos.

Em primeiro lugar aparece a banda The Beatles, do Reino Unido, com estimativas entre 600 milhões e mais de um bilhão de discos vendidos mundialmente, dos quais 190 milhões só nos Estados Unidos. Na segunda posição aparece o cantor de música pop Michael Jackson, natural dos Estados Unidos.

Em primeiro lugar aparece o cantor Roberto Carlos, que começou sua carreira no final da década de 50 e que vendeu mais de 140 milhões de discos até hoje, além de ser o artista solo com mais álbuns vendidos na história do Brasil, segundo a ABPD.

Chitãozinho e Xororó
A dupla conquistou nos longos anos de carreira no sertanejo, o número de 40 milhões de discos vendidos dentro da trajetória.

A qualidade e a relevância de suas composições são inegáveis. Mas, ironicamente, nenhuma de suas canções contribuiu tanto para sua fama do que o chilique que o fez quebrar o violão e atirar pedaços à plateia durante a apresentação de “Beto Bom de Bola” no 3º Festival da Record, em 1967.

Swift é vencedora de 11 Grammys e a única artista feminina na história a ganhar o cobiçado prêmio de Álbum do Ano três vezes. Recentemente, ela ganhou outra indicação ao Grammy, ao prêmio de Canção do Ano, a versão de 10 minutos de “All Too Well”, que também é elegível à categoria Melhor Curta no Oscar de 2023.

Na curta carreira, Billie Eilish já levou sete prêmios Grammy em 17 indicações. São 7 apenas este ano e “Happier Than Ever” é a grande responsável.