Quantos graus chega o escapamento de uma moto 150?

Perguntado por: sgodinho8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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"As temperaturas no escapamento podem alcançar 700 graus Celsius ou mais," diz o Dr. Harald Böttner. "Assim, a diferença entre a temperatura do cano de escapamento e do cano que transporta a água que refrigera o motor pode ser de várias centenas de graus Celsius."

Com certeza, é uma situação fácil de evitar desde que tenha atenção e conhecimento de mecânica de motos. Também é recomendado dar um prazo de meia hora para esfriar o escapamento, porque é uma parte do veículo que esquenta bastante ao ser utilizada.

Se estiver frio e você perceber um vapor branco não se preocupe! Deve ser a formação de vapores devido ao ar condensado. Se as temperaturas não estiverem baixas, é sinal de problema! Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador.

5 – Sombra e água fresca: não use água quente, assim como jamais lave sua moto com motor quente. Como o jato de água pressurizado, a água quente pode remover a lubrificação de rolamentos da coluna de direção e suspensão traseira, assim como danificar/desprender adesivos.

O motor pode estar esquentando por diversos motivos, os principais são os problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda de líquido de arrefecimento - geralmente, é causado por algum vazamento na mangueira ou no radiador. O problema pode, sim, ser do radiador.

As motos mais modernas aquecem rápido, mesmo em climas mais frios. De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de 1 a 5 minutos antes de partir.

Adicione água ao radiador se não tiver líquido de arrefecimento. Isso não é recomendado para quem está dirigindo longas distâncias, mas a água ajuda a esfriar o motor em certas situações. Adicione o líquido morno ao radiador, mas só depois que o motor já estiver frio.

Por estar localizado bem na saída dos gases do motor, o coletor chega a temperaturas altíssimas, em torno de 600°C a 700°C, e em alguns casos (motores diesel, turbo ou de competição, por exemplo) a quase 900°C, chegando a ficar vermelho incandescente.

Resistente às altas temperaturas (600°C) e vibrações, veda flanges, juntas e silenciosos de escapamentos. Elimina ruídos, não é inflamável, tem secagem rápida (pode ser lixado e pintado após secagem), é isento de amianto / asbestos. Apresenta excelente adesão ao aço, alumínio, latão e outras ligas metálicas.

Em carros aspirados, dá para ganhar uns 5 cv. Nos motores superalimentados, mais sensíveis às restrições de escape, espere pelo menos 10 cv. Em casos extremos, como bólidos de arrancada turbinados, um tubo de diâmetro inadequado rouba dezenas de cavalos, aumenta a contrapressão e a temperatura das câmaras de combustão.

O art. 244, III, do CTB estabelece que conduzir motocicleta fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda é infração de natureza gravíssima, acrescentando 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação.

Isto é, empinar moto é uma conduta proibida pela legislação. A natureza dessa infração, segundo o mesmo artigo, é gravíssima. As penalidades para o condutor incluem a multa no valor de R$ 293,47 e, ainda, a suspensão do direito de dirigir, ou, em outras palavras, a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação.

Água no escapamento
Se desconfiar que a moto ficou debaixo d'água o ideal é não dar partida ou tranco, pois pode haver água dentro do motor. Mesmo que a água não tenha atingido o motor ela pode oxidar o escapamento e destruir o catalisador causando grandes prejuízos.

Ou seja, depois que o combustível é usado, restam gases que não podem ficar acumulados dentro do motor. Ora, se eles passam por um processo de combustão, é claro que estarão em altas temperaturas quando passarem pelo escapamento. Esse é um fenômeno físico natural, mas assim como com os motores, é preciso ficar atento.

Quando azulada, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão. Isso pode danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns, o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados.

Como se prevenir: como a deterioração dos anéis é um processo de desgaste natural, a melhor maneira de evitar problemas é não rodar muito com a moto nessa situação. Logo nos primeiros sinais de fumaça branca, considere levar a motocicleta até uma oficina para efetuar o reparo.