Quantos km de caminhada por dia para emagrecer?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Uma meta razoável é caminhar por 30 minutos, pelo menos quatro ou cinco vezes por semana, para se obter o máximo de benefícios de um programa de caminhada. Uma pessoa de 68 kg, andando entre 5,6 a 6,4 quilômetros por hora pode esperar para queimar cerca de 300 calorias.

Portanto, caminhar 5 km por dia emagrece sim, e a quantidade de calorias que a pessoa irá queimar através desta atividade depende de vários fatores, mas principalmente do ritmo de corrida que será empregado nessa atividade.

A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício. Quando além da caminhada é associada uma dieta hipocalórica é possível perder até 8 kg por mês.

E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

Ao caminhar regularmente, as válvulas do seu coração passam a trabalhar mais — fator que estimula a circulação de hemoglobina e melhora a circulação de oxigênio no corpo. Dessa forma, você tem menos chances de sofrer com doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio.

A perda de calorias é de em média 400 calorias por hora. Ela trabalha os músculos de diferentes regiões: quadríceps, posterior da coxa, panturrilha e glúteos. A caminhada também é um exercício aeróbico que, aliado a uma alimentação adequada, ajuda a emagrecer. Em 1 hora é possível queimar de 300 a 400 calorias.

O bem-estar proporcionado pela caminhada também traz benefícios para a saúde mental, contribuindo para o relaxamento e a redução do estresse. Com isso, é possível prevenir e combater doenças como a depressão e a ansiedade. Além delas, um estudo também mostrou que a atividade pode reduzir o risco de demência.

Embora uma caminhada energética de 30 a 60 minutos por dia, ou 4 a 5 dias por semana seja o objetivo, não precisa parar por aí. Para atingir seus objetivos de perda de peso mais rapidamente, tente incorporar caminhadas curtas de 15 ou 20 minutos durante o dia, sempre que possível.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Nesse sentido, um estudo da Escola de Economia de Londres, no Reino Unido, apontou que caminhar de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia é mais eficaz na perda de peso do que malhar ou praticar outros esportes.

Se o seu objetivo é se manter saudável, a OMS (Organização Mundial de saúde) recomenda que você caminhe aproximadamente 5 km por semana. Se você caminhar excluindo apenas dias de fim de semana, podem então manter uma meta de caminhar 1 km por dia.

Aposte na caminhada para perder um quilo por semana
Programe uma caminhada matinal por uma hora pela manhã e depois novamente à noite. Cada treino deve queimar aproximadamente 250 calorias.

A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

Conclusão, a caminhada não é treino para emagrecer. A caminha é um método jurássico e ultrapassado de emagrecimento, pois além de não ajudar a emagrecer ela ainda aumenta a fome favorecendo o efeito sanfona. Depois dos 40 anos o seu corpo muda, o seu metabolismo se torna mais lento com o passar dos anos.

Desvantagens da caminhada
Uma das principais dificuldades que algumas pessoas enfrentam ao correr é o impacto que a atividade causa aos joelhos, tornozelos e articulações. Dependendo da intensidade, a prática pode causar dores e até mesmo lesões. Para evitar isso, é importante aumentar de intensidade gradativamente.