Quantos litros de água tomar para infecção de urina?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Uma das principais dicas para prevenir a infecção urinária é aquela recomendação de sempre dos médicos: beber muita água. Tente beber pelo menos 2 litros por dia. Além de ser benéfica para o organismo como um todo, a água ajuda a expelir bactérias presentes na uretra e na bexiga.

Beber pouca água durante o dia
Isso acontece porque o corpo deixa de produzir urina suficiente para se utilizar o banheiro várias vezes durante o dia, permitindo que os microrganismos que seriam eliminadas pela urina continuem subindo até à bexiga.

Beber muita água durante todo o dia ou bebidas com ação diurética (chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce) – isso ajuda a diluir a urina e aumenta a excreção urinária.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina.

Dicas

  1. Descanse bastante e beba muita água.
  2. Não tenha relações sexuais durante o tratamento da infecção urinária. ...
  3. Use uma almofada térmica para minimizar o desconforto. ...
  4. Tome um comprimido de ibuprofeno para aliviar a dor enquanto estiver tomando outros remédios.
  5. Beba muita água e tome os remédios prescritos pelo médico.

Nos casos leves: em situações onde a infecção é considerada leve, o paciente pode fazer o uso de antibióticos via oral em sua casa, durante 1 a 2 semanas em médica.

Mas como eu pego infecção urinária durante o sexo? É assim: quando você está lá no rala e rola, no momento à dois, toda a fricção e os movimentos do sexo fazem com que bactérias de algumas partes do corpo sejam transferidas para outras. Tanto do parceiro para a mulher, quanto da própria mulher.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Infecção urinária | Como aliviar infecção urinária imediatamente

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite segurar o xixi. ...
  3. Aposte nos probióticos. ...
  4. Escolha alimentos ricos em vitamina C. ...
  5. Use o calor a seu favor. ...
  6. Faça banhos de assento.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

Os sintomas de infecção urinária são:

  • Necessidade urgente e frequente de urinar;
  • Urina escassa durante a micção;
  • Odor ao urinar;
  • Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre;
  • Febre baixa e constante;
  • Presença de sangue na urina em casos graves;
  • Sensação de peso na bexiga.

Antes de mais nada, vale dizer que a maioria dos casos pode ser resolvida com um tratamento simples. Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado.

A infecção urinária é uma doença que pode atingir qualquer estrutura das vias urinárias, desde a uretra até os rins. É causada principalmente pela contaminação com a bactéria Escherichia coli, naturalmente encontrada no intestino.

A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática, sendo chamada neste último caso, de “bacteriúria assintomática”. A ITU pode acometer somente o trato urinário baixo, sendo chamada de “cistite”, ou afetar também o trato urinário superior (infecção urinária alta), sendo chamada de “pielonefrite”.

Os sintomas dependem do local onde a bactéria se instala. Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos.

Na maioria dos casos, a ITU é simples e facilmente tratada com antibiótico, mas se a infecção “subir” para o trato urinário, atingindo ureter e rins, a doença pode ser muito perigosa, pois há o risco de a bactéria chegar à corrente sanguínea, causando febre e até infecção generalizada.

Se a dor na bexiga estiver mantendo você acordado, experimente dormir com uma garrafa de água quente na parte inferior do abdômen. Enrole a garrafa em uma toalha para ela não machucar ou queimar a sua pele. As almofadas térmicas são uma boa opção para usar durante o dia, mas são perigosas de usar enquanto você dorme.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

6 – INFECÇÃO URINÁRIA E ATIVIDADES FÍSICAS
Entretanto, a prática de atividade física é recomenda durante o tratamento da infecção urinária, uma vez que os treinos são capazes de diminuir o risco de infecção em relação ao comportamento sedentário.