Quantos pensamentos temos em 24 horas?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Bem, temos em média 70 mil pensamentos a cada 24 horas. Para a Psicologia, na vertente cognitivo-comportamental, existe uma sequência de acontecimentos, a saber: pensamento gera sentimento que gera comportamento - e todo comportamento em última análise gera resultado.

Por Maria Luciana Rincón
Isso se traduziria em 3 mil pensamentos por hora, 50 por minuto, e um e um pouquinho por segundo.

De acordo com os cientistas, o novo estudo mostra como é que “medir” pensamentos pode prever a personalidade de uma determinada pessoa, estimando ainda que, em média, um ser humano tenha cerca de 6.200 pensamentos diários.

A ideia de que usarmos 100% do cérebro nos tornaria pessoas mais inteligentes, bem-sucedidas e criativas é sedutora. Mas a verdade é que utilizamos os 100% da capacidade cerebral e a informação de que utilizamos apenas 10% é errada. Todas as funções do nosso organismo obedecem aos comandos cerebrais.

Um PC comum tem capacidade de 1 TB (Terabyte) de armazenamento no disco rígido. Já nosso cérebro, segundo estimativa do Instituto Salk para Estudos Biológicos, nos EUA, teria capacidade para armazenar até 1 petabyte de dados (1.024 TB).

Diariamente somos capazes de ter entre 50 mil a 60 mil pensamentos. Boa parte do nosso dia e da nossa energia é direcionada ao ato de pensar. O que pensamos influencia como nos sentimos e agimos.

Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.

A velocidade do pensamento não é maior do que a de um avião a hélice de modelo antigo. Mas pense que um impulso nervoso pode ir e voltar de um ponto qualquer a outro do corpo humano em menos que 1/25 de segundo (isso representa o tempo gasto de processamento no sistema nervoso central).

O pensamento, até então fonte de especulações por muitos, comprovadamente, compreende uma faixa de freqüência y – gama, com 0,00003 microns.

Quantas mentes nós temos? No cérebro, tudo pode mudar. De acordo com a forma como ocorrem esses processos, alguns estudiosos do tema propuseram a existência de três tipos de mentes: a rígida, a líquida e a flexível. Cada uma delas tem suas próprias características e obedece a lógicas diferentes.

A prática de exercícios físicos também é muito benéfica para desacelerar a mente. Além de gastar energia, você pode se concentrar nas atividades, dando outro foco para os seus pensamentos. Assim, aquela preocupação que não conseguia sair de sua cabeça fica em segundo plano, e você consegue relaxar mais facilmente.

De acordo com o professor, se fossemos comparar com um computador, nossa capacidade seria de algo em torno de 2,5 petabytes (ou 1 milhão de gigabytes).

elefantes

Elefante - Os elefantes têm os maiores cérebros de qualquer animal terrestre . O córtex do cérebro de um elefante tem tantos neurônios quanto um cérebro humano. Eles têm memórias excepcionais, cooperam uns com os outros e demonstram autoconsciência. Assim como primatas e pássaros, eles possuem a capacidade de brincar.

Tenha experiências que provoquem conexões mais ágeis dentro do seu cérebro, como a ginástica cerebral, ou seja, estimular o cérebro com atividades novas, variadas e cada vez mais desafiadoras. Para isso, você pode usar jogos, como quebra-cabeça, sudoku e hashi”, continua Tieppo.

O córtex cerebral: essa camada circinal de tecido forma a superfície externa do telencéfalo. Consiste em uma camada fina de substância cinzenta de cerca de 2 a 4 milímetros de espessura. Nos adultos, o córtex cerebral contém a maior parte dos neurônios do sistema nervoso.

Os pesquisadores descobriram que a memória humana seria capaz de armazenar 2,5 pentabytes de dados, ou seja, 1 milhão de GB de informações.

Cérebro humano pode armazenar 4,7 mil milhões de livros.