Quantos planetas existem no mundo?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Como os outros planetas do Sistema Solar?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

Se ampliarmos a pesquisa para qualquer tipo de planeta (como os parecidos com os gasosos do Sistema Solar), os astrônomos calculam cerca de 100 bilhões de planetas.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

É possível que a vida tenha começado em algum lugar diferente da Terra”. Uma possibilidade ainda mais empolgante é o exemplo de uma segunda gênese caso a biologia de Marte não se relacionar conosco, e trouxer a hipótese de uma origem independente da vida.

Os astrônomos detectaram evidências de um terceiro planeta orbitando a Proxima Centauri, o vizinho estelar mais próximo do nosso Sol, a 40,2 trilhões de quilômetros de distância. Um ano-luz, a distância que a luz percorre em um ano no vácuo, é equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros.

O Perseverance, assim como o rover Curiosity, já encontrou matéria orgânica antes em Marte. Mas desta vez, a detecção ocorreu em uma área onde a vida pode ter existido.

RIO - Assim como todas as estrelas, o Sol nasceu do colapso gravitacional de parte de uma gigantesca, densa e gelada nuvem molecular de gás e poeira.

As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.

Enquanto isso, as estimativas da idade de HD 140283, a estrela conhecida como Matusalém, provocaram controvérsia. As primeiras estimativas de observações feitas em 2000 deram a ela 16 bilhões de anos de idade, de acordo com a NASA. Isso a tornaria mais antiga que o Universo, que tem cerca de 13,8 bilhões de anos.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.

O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo. Ele é também o elemento químico mais simples e mais leve, com apenas um próton no núcleo e um elétron em sua eletrosfera.

Cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, revelaram a descoberta de um exoplaneta que pode ser totalmente coberto por água. Batizado de TOI-1452 b, "planeta oceânico" — ou o verdadeiro "planeta água" — ele está localizado a 100 anos-luz da Terra, uma distância relativamente pequena no mundo astronômico.

Vénus é um dos quatro planetas terrestres do Sistema Solar, significando que, como a Terra, ele é um corpo rochoso. Em tamanho e massa, ele é muito similar ao nosso planeta. O diâmetro de Vénus é apenas 650 km menor e sua massa é 81,5% da massa da Terra. ES INTERESANTE: Como se pode observar os astros?

Em 2020, Gilbert e outros anunciaram a descoberta do planeta d, do tamanho da Terra e zona habitável, que está em uma órbita de 37 dias, junto a outros dois planetas. O planeta mais interno, TOI 700 b, tem cerca de 90% do tamanho da Terra e orbita a estrela a cada 10 dias.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Essa teoria foi contestada por muitos cientistas, que através de experimentos comprovaram que um ser vivo só se origina de outro ser vivo pré-existente, nascendo então a Teoria da biogênese. Assim, surgiram vários questionamentos de como teria surgido o primeiro ser vivo.

A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.

O asteroide 24 Themis, recriado na concepção artística ao fundo, está coberto por uma camada de gelo e tem sinais de moléculas orgânicas. É a primeira vez que água congelada é detectada num asteroide, um tipo de corpo celeste considerado extremamente seco.

A extraordinária atmosfera gasosa da Terra é responsável pela possibilidade de vida neste terceiro planeta do Sol. Nossa atmosfera contém vapor de água, o qual ajuda a moderar nossas temperaturas diárias.