Quantos quilos a gestante deve ganhar por mês?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Quanto quilos posso engordar na gravidez? A mulher pode engordar entre 7 e 15 kg durante os nove meses ou 40 semanas de gestação, dependendo sempre do peso que tinha antes de engravidar. Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 kg nos primeiros três meses de gravidez.

De modo geral, a recomendação dos especialistas é de projetar um aumento de peso baseado no IMC pré-gravidez, conforme a lista abaixo:

  1. IMC abaixo de 18,5: ganhar de 12,5 a 18 kg.
  2. IMC entre 18,5 e 24,9: ganhar de 11,5 a 16 kg.
  3. IMC entre 25 a 30: ganhar de 7 a 11,5 kg.
  4. IMC acima de 30: ganhar de 5 a 9 kg.

As gestantes de peso adequado, com IMC entre 18,5 e 24,9, devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg por semana nos segundo e terceiro trimestres. Já as grávidas com sobrepeso devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre.

Grávidas de meninos tendem a ganhar mais peso.

É normal uma perda de 5,5 Kg logo após o parto devido a saída do feto , placenta, líquido amniótico e involução uterina. Outros 4,5 Kg são eliminados nas 6 semanas seguintes, sendo cerca de 1,5 Kg na primeira semana pós-parto e 3,0 Kg nas outras 5 semanas.

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

Com relação a quanto engordar por mês na gestação, normalmente a mulher ganha, em média, entre 1 kg e 2 kg por mês ao longo da gestação.

O que comer:
Alimentos ricos em nutrientes: inclua em sua dieta alimentos ricos em nutrientes como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura. Suplementos: o ácido fólico é importante para o desenvolvimento fetal e deve ser incluído na dieta.

Uma gestante que está com um IMC acima de 25 quando engravida é considerada obesa e precisa controlar bem sua gestação para que o peso que ganhe durante a gravidez esteja entre 5 a 9 quilos. Perder peso na gravidez está fora de cogitação! Por isso, não se aventure em dietas.

Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 kg nos primeiros três meses de gravidez. Já a partir do 4º mês de gravidez, a mulher deve engordar, em média, 0,5 kg por semana, para uma gravidez saudável.

Peso do líquido amniótico: 0,9 kg.

Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 kg nos primeiros três meses de gravidez. Já a partir do 4º mês de gravidez, a mulher deve engordar, em média, 0,5 kg por semana, para uma gravidez saudável.

No período de maior crescimento fetal, os bebês ganham, em média, entre 150g e 200g de peso a cada semana. É importante ter em mente que, desde a concepção, o ritmo de crescimento depende de vários fatores.

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

Especialistas afirmam que levam em torno de 60 dias para o corpo da mulher voltar ao normal, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do tempo da amamentação. Essas transformações envolvem não apenas questões físicas, mas também endocrinológicas (hormonais) e emocionais.

Muitas mães têm a curiosidade se a amamentação pode ajudar a perder peso. Se você tem essa preocupação, você não está sozinha. Amamentar pode queimar entre 500 e 700 calorias extras por dia. Apesar de ser uma quantidade expressiva, isso não significa que apenas amamentar ajudará a retornar ao peso anterior à gravidez.